Publicada em 26/09/2014, às 12h00
Divulgação Semc
Círculo de Leitura é uma oportunidade de o público interagir e conversar sobre obras de autores reconhecidos
O Círculo de Leitura prestará homenagem ao escritor Renato Pacheco nesta terça-feira (30), a partir das 14 horas, no auditório da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi.
Durante o encontro, haverá leitura, exposição e distribuição de livros de Renato, bem como recital de poesias do autor por Sonia Rojas, do Grupo Chão de Letras. Depois, haverá contação de histórias. A entrada é gratuita.
O Círculo de Leitura, que é uma ação do projeto Viagem pela Literatura, será conduzido pelo escritor Pedro Nunes, tendo como tema de discussão a crônica "Orange, Cassiporé e Norte", que são nomes dos "cabos" do Pará, hoje no estado do Amapá. Nesse texto, Pacheco reflete o que chama "saber inútil que não faz falta alguma", aprendido na escola da década de 40.
"Essa atividade homenageia escritores e promove a leitura de fragmentos de suas obras, levando os participantes ao interesse e gosto pela leitura de forma prazerosa", ressalta a coordenadora do Viagem pela Literatura, Elizete Caser Rocha.
Contação
A partir das 15 horas, haverá contação de histórias com o Grupo Chão de Letras. Serão narradas as histórias "Os dois compadres corcundas", "João sem medo", "O gato pirado", "A descoberta da Joaninha", "O elefante Elmer", "A baleia jubarte", "Joãozinho, o marinheiro azul", entre outras, sempre com interação com o público.
Biografia
Divulgação Semc
Renato Pacheco atuou na magistratura, foi pesquisador e ainda produziu obras literárias
Renato José Costa Pacheco nasceu em Vitória, em 1928, e faleceu na mesma cidade em março de 2004. Bacharel em Direito e História, mestre em Ciências e livre docente da Universidade Federal do Espírito Santo, dedicou mais de 40 anos ao magistério e quase 20 à magistratura estadual.
Como professor, foi catedrático de História Geral do Colégio Estadual do Espírito Santo, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Ufes e diretor da Escola de Magistratura do Espírito Santo.
Nos últimos anos, já aposentado na Ufes, foi professor da Faculdade de Direito de Vitória. Foi sub-reitor comunitário da Ufes e diretor da Fundação Cultural do Espírito Santo, hoje Secretaria de Estado da Cultura. Como magistrado, foi juiz de Direito em Conceição da Barra, Santa Leopoldina, Alegre, Guaçuí e outras comarcas.
Foi um dos fundadores da Academia Capixaba dos Novos, em 1947, e criou e dirigiu uma editora, Edições Renato Pacheco, de 1951 a 1955. Pertenceu à Academia Espírito-Santense de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, do qual foi presidente e presidente de honra. Era sócio do Centro Cultural de Estudos e Pesquisas do Espírito Santo (Cultural-ES) e pesquisador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo, do Programa de Mestrado em Letras da Ufes.
Serviço
Círculo de Leitura
Onde: auditório da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi – avenida Jerônimo Monteiro, nº 656, Centro
Quando: nesta terça-feira (30), a partir das 14 horas
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário