quarta-feira, 23 de julho de 2014

Serra implanta escola em tempo integral


488 alunos serão atendidos ainda este ano
Renata Salgueiro
A partir desta sexta-feira (25), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Eulália Falqueto Gusmann, no bairro Vila Nova de Colares, passará a atender em tempo integral. Esta é a primeira unidade do município da Serra a implantar o programa.
Samuel Dias/ PMSEntre as oficinas está o clube da leitura
A implantação do Programa Municipal de Educação Integral no município faz parte da política da gestão que pretende implantar, gradativamente, escolas de tempo integral primando pela quantidade e qualidade educacionais.
A escola atende a 892 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A implantação do tempo integral na unidade será progressiva e atingirá os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Inicialmente, 68% do total de alunos participarão do programa, o que corresponde a 488 estudantes, aumentando este número a cada ano.
As escolas de tempo integral passam a oferecer, além de uma educação de qualidade no turno regular, oficinas curriculares no turno inverso, atendendo os estudantes de forma completa.
O programa é destinado a crianças e adolescentes do ensino fundamental, garantindo mais qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular.
A essência do programa é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a autoestima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.
Samuel Dias/ PMS
A unidade conta com espaço para aula de natação
Os critérios de priorização para o atendimento inicial são: risco social/vulnerabilidade, baixa renda familiar, baixo rendimento escolar, interesse do aluno e da família e famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família.
O atendimento será realizado todos os dias da semana, as horas serão divididas para o desenvolvimento do currículo básico e as oficinas curriculares, e o restante do tempo de uma hora e trinta minutos será destinado às refeições e ao descanso.
A Escola de Tempo Integral Profª Eulália Falqueto Gusmann está baseada na metodologia da pedagogia afetiva, a qual enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, político e ético, e na construção da identidade pessoal para o pleno exercício da cidadania. Está alicerçada em quatro pilares: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a ser.
Pretende-se redimensionar e enriquecer a estrutura organizacional da escola com novos espaços e oferecer maior tempo de permanência aos alunos.
A organização curricular da Escola de Tempo Integral irá manter o desenvolvimento do currículo básico do ensino fundamental, enriquecendo-o com procedimentos metodológicos inovadores – as Oficinas Curriculares -, com o objetivo de oferecer novas oportunidades de aprendizagem e vivência através de atividades de natureza prática conforme as Diretrizes Gerais sobre a Escola de Tempo Integral.
Os componentes do currículo básico e as Oficinas Curriculares deverão favorecer a vivência de atividades dinâmicas, contextualizadas, significativas no campo da arte, da leitura, da matemática, do esporte, do convívio social.
A avaliação do desempenho escolar terá maiores possibilidades de abranger o aluno em todas as suas potencialidades, suas diversidades, suas preferências, suas habilidades.
As Oficinas Curriculares, de acordo com as Diretrizes Gerais, complementarão, em espaços diferenciados, a matriz curricular básica, no intuito de realizar o exercício da cidadania. Com essas Oficinas, em tempos complementares, pretende-se educar e cuidar da imagem positiva do aluno; atender às diferentes necessidades de aprendizagem; promover o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola e com a comunidade, instrumentalizando-o com as competências e habilidades necessárias ao desempenho do protagonismo juvenil e à participação social, promover a cultura da paz pelo desenvolvimento de atitudes de auto respeito, respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo.
Serão trabalhadas 12 oficinas por semestre. Para o desenvolvimento do programa a escola recebeu um aporte no seu quadro de pessoal que conta agora com mais profissionais em distintas funções, como: diretor, assessores pedagógicos (pedagogos), coordenadores de turno, professores das disciplinas do núcleo comum e da parte diversificada do currículo, professores e oficinistas para desenvolver projetos nas atividades complementares, merendeiras e auxiliares de serviços gerais.


Conheça alguns objetivos da Escola de Tempo Integral:
- Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida.
- Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho.
- Criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular.
- Vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares.
- Orientar, com auxílio de profissional competente, pais e educandos da importância de cultivar bons hábitos alimentares e de higiene.
- Suprir a falta de opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico.
- Desenvolver as habilidades do educando desde o cultivo da terra à eletrônica, levando em consideração sua origem ou procedência, bem como suas tendências e habilidades.
- Possibilitar aos estudantes, oriundos de famílias de baixa renda, ambiente adequado e assistência necessária para a realização de suas tarefas.
- Incentivar a participação responsável da comunidade, buscando, através do seu engajamento no processo educacional, diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, reduzir os altos índices de violência.
- Promover ampliação e humanização do espaço da sala de aula.
Confira algumas das oficinas que serão oferecidas:
- atividades de Linguagem e Matemática;
- clube de leitura;
- produção de texto;
- línguas estrangeiras: Inglês e Espanhol;
- informática educacional;
- atividades artísticas, esportivas e motoras;
- artesanato (fuxico e pintura);
- teatro (coreografias e dramatizações);
- dança;
- música;
- natação;
- jogos coletivos (futsal);
- jogos de mesa (xadrez);
- capoeira;
- atividades de formação pessoal e social;
- técnicas agrícolas (horta escolar, jardinagem, rotatividade de cultura, plantas medicinais);
- higiene e formação de hábitos;
- ética;
- educação para a paz.

CRÉDITOS: Secretaria de Educação | 23/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário