quinta-feira, 10 de abril de 2014

Vacinação de adolescentes contra HPV na capital atinge 85,9% de cobertura - Vitória


Carlos Antolini
Servidora da Prefeitura vacinando mulher contra gripe
Adolescentes de 11 a 13 anos foram vacinadas contra o HPV nas escolas da capital
Mais de 5 mil adolescentes da capital na faixa etária de 11 a 13 anos foram vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A campanha, que começou no dia 10 de março, termina nesta quinta-feira (10) e tinha como meta vacinar 80% do público-alvo.
Nesse período, a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) percorreu todas as escolas do município - tanto as públicas quanto as particulares -, permitindo que a campanha superasse o estimado. No final, houve 85,9% de cobertura vacinal.
Foi a primeira das três doses da vacina. A segunda também será administrada nas escolas, seis meses após a primeira, e a terceira e última dose, administrada cinco anos após a primeira nas unidades de saúde.
A adolescente que estiver dentro da faixa etária estabelecida e que, por algum motivo, não recebeu a primeira dose ou que ainda vai completar 11 anos ao longo do ano deverá se dirigir à unidade de saúde do seu território munida da carteira de vacinação e documento (carteirinha) de estudante, a partir desta segunda-feira (14).

Vacina

A vacina protege contra quatro tipos do papiloma vírus humano (HPV) responsáveis pelo câncer de colo de útero, que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
O HPV é um vírus que possui mais de 100 variações e é transmitido principalmente por meio de relação sexual. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo já estão infectadas. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário