terça-feira, 8 de abril de 2014

Parques de Vitória viram sala de aula para cinco mil alunos da educação infantil


Divulgação Seme
Projeto Pé na Cidade
Projeto Pé na Cidade tem o objetivo de oferecer vivências e atividades lúdicas para os alunos nos parques da cidade
Andar de bicicleta, caminhar, correr, contemplar a natureza e tomar sol. Essas são algumas atividades praticadas por frequentadores de parques, não é verdade? Pode até ser. Mas em Vitória esses espaços verdes vão servir para muito além que exercício e diversão.
A partir desta quarta-feira (9), os parques da capital vão se transformar em grandes salas de aula ao ar livre para cerca de 5 mil crianças da rede municipal de ensino matriculadas nos 48 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e cinco Institutos Brincarte de Vitória.
Trata-se do projeto Pé na Cidade, criado pela Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com o objetivo de oferecer vivências para os alunos a partir da relação com o patrimônio, a sustentabilidade e a contemporaneidade, trabalhando para construir uma cidade encantadora e sustentável. O primeiro espaço a receber a programação é o Parque Moscoso, com atividades a partir das 8h30.

Atividades

Entre as atividades oferecidas, estão: capoeira; práticas radicais (slack line, túnel, falsa baiana, tirolesa, cama de gato, rede de escalada); trilha, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam); e Fazendo Arte, projeto no qual as crianças vão decorar o parque, dando cor ao local, para fugir do verde das folhas e marrom das pedras.
Elas ainda vão colorir os bancos da Concha Acústica do Parque Moscoso com os próprios tênis, pendurar os calçados nas árvores, fazer pintura e dobradura. Outros projetos são Vila Musical - canto, dança e instrumento -, Contando Histórias e Cientista por um Dia, com o Planetário móvel.
A secretária municipal de Educação em exercício, Maria do Carmo Starling de Oliveira, explica que o Pé na Cidade vem enriquecer o currículo da educação infantil na perspectiva da integralidade. "São experiências que envolvem todas as dimensões da vida, reconhecem que as práticas educativas vão além da sala de aula e compreendem a vida como um percurso de aprendizado e a linguagem como expressão dos modos de ser, de pensar e experimentar".
Leonardo Silveira
Árvores e chafariz no Parque Moscoso
Parque Moscoso será o primeiro espaço de área verde da capital a receber as atividades do projeto
Quem explica a escolha pelos parques para sediar o projeto é a gerente de Educação Infantil, Ana Paula Holzmeister. "Parques possibilitam uma relação afetiva com os patrimônios, produzindo um sentido de pertencimento àquelas áreas de lazer. Além disso, foram escolhidos para as intervenções urbanas por se constituírem em espaços potencializadores de encontros, que estimulam a democratização do acesso à produção artística. Assim, a proposta busca estabelecer, por meio da intervenção urbana, uma relação de interação e criação com as crianças nos parques da cidade".

Programação

O primeiro espaço a receber a programação do projeto Pé na Cidade é o Parque Moscoso, no Centro, às 8h30 e às 14h30. Foi escolhido por ser o mais antigo da cidade, inaugurado em 1912.
Confira as datas dos encontros:
  • 9 e 30 de abril e 14 de maio: Parque Moscoso
  • 28 de maio e 11 de junho: Parque da Fazendinha
  • 6 e 20 de agosto: Parque Barreiros
  • 3 e 17 de setembro: Parque Pedra da Cebola
  • 24 e 25 de outubro: encerramento do circuito anual no Parque Pedra da Cebola
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097

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