segunda-feira, 17 de março de 2014

Servidores da Educação Infantil participam de Ciclo de Diálogos Curriculares em Vitória


André Sobral
Ciclo de Diálogo Curriculares da Educação Infantil
Profissionais da Educação Infantil participaram de Ciclo de Diálogos Curriculares
Troca de experiências, oficinas, palestras e vivências. Todos os profissionais da Educação Infantil de Vitória estão participando do 4º Ciclo de Diálogos Curriculares, que começou em 2013 e tem como diferencial oficineiros que são os próprios professores da rede. A 4ª edição do ciclo acontece em três datas. A primeira foi realizada no dia 10 de março, o segundo momento foi nesta segunda-feira (17), no Centro Municipal de Educação Infantil Zélia Viana de Aguiar, em Santa Luíza, e o encerramento será no dia 24 de março.
Os encontros formativos reúnem professores, estagiários, assistentes, pedagogos, professores da educação especial e diretores de todos os 48 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e cinco Institutos Brincarte. Durante os encontros, os participantes podem conferir apresentação de pesquisas acadêmicas que fundamentam a discussão curricular e demonstração das práticas educativas desenvolvidas na sala de aula.
Como parte das vivências, os profissionais participam de atividades que buscam o ponto de vista da criança, como capoeira, artes cênicas, jongo, arte contemporânea, música, dança, leitura, contação de histórias, experimentos de ciências e outras. Esse modelo até já virou referência.

Atendimento

"Essas discussões servem para qualificar ainda mais o atendimento da educação infantil em Vitória, que tem um cenário bastante interessante, considerando as demais capitais brasileiras. Temos cobertura de cerca de 70%, um dos maiores índices do país. Além do desafio de universalizar a educação infantil, trabalhamos também para qualificar esse atendimento e discutir o sentido que ela tem para as crianças, famílias e servidores da educação. Essa agenda para nós é extremamente especial, pois visa sistematizar e avançar um pouco mais o documento curricular que orienta o nosso fazer pedagógico", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
"O trabalho apresentado na formação traz, para a sala de aula, a diversidade etnicorracial e a importância de implantar essa lei no currículo da educação infantil. Levando em consideração que temos um país diverso, o assunto é abordado de forma a valorizar as diferenças. O projeto tem sido de grande relevância para todos nós, uma vez que há trocas de experiências entre os participantes, existindo, assim, uma contribuição mútua. As discussões e palestras realizadas têm servido para produção de projetos escolares futuros", disse a palestrante e professora Claudia Aparecida Zamborlini, do Cmei Marlene Orlandi Simonetti .

Conhecimento

André Sobral
Ciclo de Diálogo Curriculares da Educação Infantil
Diálogos servem para qualificar o atendimento da Educação Infantil na rede municipal
"As crianças têm aproveitado toda vivência que é oferecida a elas. Mesmo pequenos, os alunos de um e dois anos apropriaram-se de todo conhecimento de forma integral neste início da vida social. A contribuição foi tanta que continuou depois dos muros da escola e os familiares também puderam compartilhar do aprendizado das crianças por meio dos projetos realizados na sala de aula", completou.
"Estive presente desde o início dos ciclos e sempre saio com novas experiências e conhecimento que auxiliam na produção de novos trabalhos no dia a dia. O trabalho realizado aqui é positivo, já que há várias pessoas elaborando ideias e pensamentos em conjunto, compartilhando e aprimorando conhecimentos em prol da melhoria do ensino", declarou a pedagoga do Cmei João Pedro de Aguiar, Célia Lúcia Rosa de Vargas.
"Além da troca de experiências e os auxílios com novas ideias, é muito interessante e um orgulho ver os projetos dos colegas ganhando visibilidade e reconhecimento. Nas conversas, podemos relembrar conceitos e exercitar a criatividade para elaborar novos currículos e atividades. Em um dia participando da formação, assuntos que uma vez foram classificados como de difícil abordagem agora se tornam mais fáceis, devido às discussões, palestras e oficinas oferecidas para os participantes", pontuou Carla Gagno Intra Gumiero, professora de educação especial do Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcante.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097

Nenhum comentário:

Postar um comentário