quinta-feira, 13 de março de 2014

PORTO EM LINHARES - Gerente da Manabi apresenta empreendimentos na Assembleia Legislativa


O gerente geral de Pré-Operação do Porto Norte Capixaba, Romeu Rodrigues, apresentou na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, os empreendimentos da Manabi, empresa que vai construir um porto em Linhares. A apresentação aconteceu nesta terça-feira (11), no plenário Dirceu Cardoso, a pedido do vice-presidente da Assembleia, deputado estadual Luiz Durão (PDT).

A Manabi é brasileira e está desenvolvendo um dos maiores projetos integrados de minério de ferro do Brasil, com a sustentabilidade integrada a sua estratégia de negócios. A empresa planeja montar sua unidade industrial incluindo o beneficiamento do minério para produção de 25 milhões de toneladas por ano de pellet feedde alto teor de ferro – de 68,0 a 68,5% – e baixo nível de impurezas.

Rodrigues explicou que o projeto abrange a implantação, em Linhares/ES, do Porto Norte Capixaba, terminal portuário de uso privado com construção e exploração autorizadas pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), conforme contrato de adesão firmado em fevereiro de 2014 com sua subsidiária Manabi Logística S.A..

Para transporte do minério de ferro da unidade industrial em Morro do Pilar/MG até o Porto, o gerente geral ainda informou que será instalado um mineroduto com 511 quilômetros que passará por 19 municípios mineiros e quatro capixabas: Baixo Guandu, Marilândia, Colatina e Linhares.

O Porto será implantado em uma área antropizada e terá um fluxo de embarcações previsto de 150 navios por ano. O projeto básico de engenharia já foi concluído, tendo sido realizados ensaios de manobras de navios com o acompanhamento da Praticagem do Estado do Espírito Santo e da Capitania dos Portos. Ainda foram realizados testes em modelo reduzido no Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).

De acordo com o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Durão (PDT), “é vital para o Espírito Santo que um empreendimento do porte da Manabi seja instalado no Estado. Mais importante ainda para a região norte e, principalmente, para o município de Linhares, que será beneficiado com geração de emprego e renda. A Manabi vai trazer desenvolvimento para Linhares e para o Espírito Santo”, destacou.

Desenvolvimento para o mercado de trabalho

Durante a implantação dos projetos, a expectativa é que sejam gerados 7 mil empregos, sendo 5,5 mil no mineroduto e 1,5 mil no porto. Na fase de operação serão mais 900 empregos, destes 750 no porto e 150 no mineroduto, muitos originados por empresas contratadas da Manabi.

Para absorver o máximo de mão de obra local, gerar outras oportunidades decorrentes dos projetos, além de benefícios econômicos para os municípios de abrangência do empreendimento, a empresa criou o Programa de Desenvolvimento para o Mercado de Trabalho (PDMT). Os interessados em participar podem se inscrever no site www.vagas.com.br/manabi.

A Manabi já assinou convênio com o Sesi/Senai/IEL para viabilizar os cursos de qualificação profissional que serão demandados pelos projetos. Eles serão ministrados no Centro de Educação Profissional Eurico de Aguiar Salles, o Senai de Linhares.  Mais informações no e-mail faleconosco@manabi.com ou no telefone 0800 771 1434.




Enviado com MailTrack

Nenhum comentário:

Postar um comentário