A partir desta quarta-feira (04/02) todos os profissionais de saúde de Vila Velha que possuem permissão legal para prescrever remédios estão sendo convidados pela Prefeitura de Vila Velha a colaborar com a elaboração da primeira Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, chamada de REMUME. A REMUME é uma lista dos remédios que serão distribuídos nas farmácias da rede de saúde do município. Atualmente, Vila Velha oferece aos cidadãos, sem custos, 186 medicamentos. Porém, essa relação precisa ser atualizada e aprovada em consulta pública por médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos.
A Comissão Municipal de Farmácia e Terapêutica é que vai acompanhar e finalizar a criação da REMUME. Esta é a primeira vez que Vila Velha terá uma REMUME baseada em critérios científicos definidos e com a colaboração de prescritores. De acordo com o Ministério da Saúde, prescritor é o profissional de saúde credenciado para definir o medicamento a ser usado pelo paciente. Esta é uma importante medida que atende ao compromisso do Prefeito Rodney Miranda de profissionalizar a administração pública em Vila Velha.
“A consulta pública que abrimos a partir de hoje é para que os prescritores sugiram a inclusão ou a exclusão de medicamentos que oferecemos nas farmácias da rede municipal de saúde. São profissionais capacitados que irão nos ajudar a criar uma lista com critérios claros e científicos”, explicou a Secretária de Saúde, Andréia Passamani Corteletti. Esta consulta será feita pela Internet até o dia 04 de abril.
As vantagens dessa nova relação para os pacientes
Como foi dito anteriormente, nessa fase de criação da nova Relação Municipal de Medicamentos Essenciais serão consultados os profissionais de saúde de Vila Velha. Mas, o que isso vai mudar e melhorar na vida do cidadão que procura atendimento em uma unidade de saúde e sai de lá com uma receita médica?
De acordo com a secretária, todo mundo sai ganhando com a criação da REMUME. “Existem medicamentos que não fazem parte da nossa lista e são prescritos por médicos. Daí, o cidadão acaba não encontrando esse remédio nas nossas farmácias, o que impede e dificulta o seu tratamento. Esse problema está perto de ter uma solução. A REMUME será muito mais justa e próxima das necessidades da nossa população por medicamentos. Muito provavelmente a atual lista de remédios vai aumentar”.
O cronograma da Secretaria de Saúde prevê a entrega da REMUME até dezembro de 2014. É um processo que não pode ser feito da noite para o dia, uma vez que envolve muitos profissionais e é bastante complexo. Para que um medicamento seja incluído ou excluído da relação não basta o profissional querer”, explicou a secretária.
É preciso que a solicitação do profissional de saúde tenha embasamento científico. A partir da solicitação do profissional, a Comissão Municipal de Farmácia e Terpêutica vai decidir se acata ou não o pedido. “Custo, efetividade e toxicidade são alguns dos critérios a serem observados. Baseado nisso tudo a comissão decide se acata ou não o pedido, respaldando a resposta também com uma justificativa”.
As sugestões deverão ser encaminhadas para o e-mail caf.saude@vilavelha.es.gov.br ou entregues na própria Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha (Rua Castelo Branco 1.103, Centro, Vila Velha, 3º andar, sala 302 - Assistência Farmacêutica),devendo estar fundamentadas com cópias de ensaios clínicos randomizados, controlados por placebo ou medicamento padrão, publicados em revistas científicas reconhecidas, que demonstram eficácia, toxicidade e efetividade do fármaco cuja inclusão está sendo solicitada ou referência bibliográfica de literaturas fidedignas para medicamentos novos.
Lista nacional vai servir de base para relação municipal de medicamentos
A Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) é que vai servir de base para a elaboração da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. “Na REMUME constam os medicamentos que fazem parte da padronização nacional (RENAME) e são incorporados outros medicamentos tendo como critério as doenças mais comuns no município”, conforme explicou a secretária Andréia Passamani. “O Brasil é muito grande. Por isso, a lista de medicamentos do Amazonas, por exemplo, não tem a mesma eficácia em Vila Velha. É preciso regionalizar para atender às necessidades locais”.
As mudanças fazem parte de um processo de reorganização do sistema de gestão da Assistência Farmacêutica de Vila Velha, que vai melhorar a aquisição planejada de medicamentos e a atenção ao cuidado do paciente.
Os medicamentos padronizados pela SEMSA são fornecidos sem custos aos pacientes residentes no município de Vila Velha que tenham passado por consulta nas unidades de saúde ou nos hospitais conveniados ao SUS. O fornecimento dos medicamentos é feito nas farmácias das 17 Unidades de Saúde bem como nos Prontos Atendimentos da Glória e de Cobilândia, Hospital da Mulher e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Serviço: Aberta consulta pública para a elaboração da primeira Relação Municipal de Medicamentos de Vila Velha - REMUME
Data: Até 04 de abril de 2014.
Local: Enviar sugestões para o e-mail caf.saude@vilavelha.es. gov.br ou entregues na própria Secretaria de Saúde (Rua Castelo Branco 1103, Centro, Vila Velha, 3º andar, sala 302 - Assistência Farmacêutica
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Velha
Emerson Cabral
Tel. (27) 3388-4170 / 99947-4037
Nenhum comentário:
Postar um comentário