Marcos Salles
Frequentadores da feira livre de Jardim da Penha receberão materiais informativos sobre as formas de combater a dengue
Todas as unidades de saúde da capital estão mobilizando seus territórios para combater a proliferação do mosquitoAedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta sexta-feira (14), é a vez de as unidades de Jardim da Penha e Resistência iniciarem uma série de ações para prevenir a doença.
Em Jardim da Penha, os agentes comunitários de saúde, os agentes de combate às endemias e a equipe de Educação em Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) farão, a partir das 18 horas, na feirinha noturna do bairro (praça Regina Frigeri Furno), abordagens individuais com distribuição de material educativo e orientações sobre prevenção à dengue, principais sinais e sintomas da doença. No sábado (15), a ação se repete na feira livre de Jardim da Penha, na rua Comissário Octávio de Queiroz, entre 6 e 12 horas.
Já a Unidade de Saúde de Resistência realizará nesta sexta (14) o Dia D de Combate à Dengue. Haverá caminhada com a participação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia e agentes de combate às endemias, distribuição de material educativo e sacos de lixo e orientações à população. A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) será parceira da ação e realizará o recolhimento de lixo e entulhos nas ruas e terrenos baldios.
A caminhada sairá às 9 horas da Emef, passando em frente à unidade de saúde, seguindo pela Emef Ronaldo Soares, passando pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anísio Teixeira e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Pedro II e retornando ao ponto de partida.
Thalles Waichert
Trocar a água dos vasos de plantas é uma das maneiras de prevenir o mosquito Aedes Aegypti
Como combater
- Não deixe água acumulada sobre a laje;
- Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas;
- Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais;
- Mantenha a caixa d'água bem fechada;
- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
- Mantenha bem fechados tonéis e barris d'água;
- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana;
- Lavar semanalmente, principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios utilizados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
Para denunciar focos
Para denunciar um foco da dengue ou esclarecer dúvidas, solicite a visita do agente de combate à dengue ligando para o Fala Vitória 156. O atendimento do 156 é de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário