Em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Patronal Rural de Itapemirim, o município de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está oferecendo aos tratoristas um curso de treinamento e aperfeiçoamento.
O curso, com total de 40 horas, começou na última segunda-feira (10) e vai encerrar na próxima sexta-feira (14). As aulas aplicadas em caráter teórico e prático são ministradas pelo instrutor do Senar, Almir Alves Oliveira. Ele explica que o curso tem o objetivo de aperfeiçoar as técnicas dos profissionais. “Além da segurança dos tratoristas, as aulas focam na operação e manuseio do trator, bem como nas técnicas de acoplagem e regulagem dos implementos, como o arado, grade e plantadeira”, esclarece.
Para o tratorista, Joeder Silva Souza, os cursos são válidos para aumentar o conhecimento e esclarecer algumas dúvidas. “Isso é bom, porque apesar de ter dois anos de experiência, ainda tenho dúvidas, tanto na nomenclatura quanto no manuseio dos equipamentos”, afirma.
O secretário municipal de Agricultura, Luciano Henriques, afirma que o objetivo principal do curso é oferecer ao produtor rural um serviço de qualidade. “Muito mais que melhorar a manutenção e manuseio dos tratores, o curso proporcionará aos produtores um melhor atendimento, já que o operador treinado evita riscos e melhora a condição do maquinário e do serviço”, destaca.
Atualmente, o município de Itapemirim conta com 12 tratoristas e um coordenador. Cada um dos tratoristas tem um trator à disposição para executar as atividades rurais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário