quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Serra vai implantar Escola de Governo para servidores

A escola deverá ser implantada até o final deste ano
Jovana Mazioli Saccani
Até o final deste ano a Prefeitura vai implantar a primeira Escola de Governo da Serra. O anúncio foi feito pelo secretário de Administração e Recursos humanos (Sead), Cláudio José Mello de Souza, na manhã da quarta-feira (05) durante a abertura da “Palestra Motivacional”, realizada no plenário da Câmara Municipal da Serra. O evento foi promovido pela Sead, por meio do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NDRH), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), cuja parceria vem possibilitando a execução de cursos de formação e capacitação para servidores municipais. 
Samuel Dias/PMSO secretário de Administração, Cláudio Mello, anunciou a implantação da Escola de Governo
As Escolas de Governo têm como objetivo capacitar, desenvolver, potencializar, coordenar, orientar e estimular servidores públicos em processos de formação direcionados à valorização pessoal e profissional, criando condições para que possam contribuir com as discussões e práticas do governo municipal.
“A criação desta escola é uma das principais metas da Sead para 2014. Ela deverá ser implantada até o final deste ano. Também vamos manter as nossas parcerias, como a que temos com a Esesp, as secretarias municipais e instituições diversas, para ampliarmos o número de funcionários capacitados, que este ano girou em torno dos 3,8 mil servidores”, disse Cláudio Mello.
Convênio
Só com os cursos ministrados pela Esesp foram capacitados 437 servidores do município, segundo dados divulgados pela diretora técnica da Esesp, Madalena Santana Gomes. Ela participou da abertura do evento mostrando o trabalho desenvolvido pela instituição que, em 2013,  capacitou 9.765 mil servidores distribuídos nos 78 municípios do Espírito Santo.
Além de Madalena Santana, também participaram do encontro a diretora presidente da Esesp, Márcia Machado, e Edvânia Reis, que representou Fundão, município que tornou-se parceiro por meio da abertura  do Polo de Capacitação da Serra, cujo termo de convênio foi assinado durante a abertura do evento. Ao todo, a Esesp possui 22 polos de capacitação no Estado.
Motivação no trabalho
A Palestra Motivacional teve como tema “Realizando sonhos: como potencializar a motivação na vida e no trabalho” e foi ministrada pelo analista organizacional Lourival Antônio Cristofoletti, que atua como  instrutor nas áreas comportamental e de gestão, é Mestre em Educação, Planejamento e Organização Governamental, além de consultor em Recursos Humanos.
“O nosso objetivo com a palestra foi o de provocar no servidor a reflexão e a autoanálise pessoal em relação às suas atitudes e às mudanças necessárias para o seu desenvolvimento e crescimento no âmbito pessoal e profissional”, explicou a diretora do Núcleo, Maria Teresa Angius.
Segundo o subsecretário de Recursos Humanos, Francisco José Carlos, a Prefeitura está trabalhando na elaboração do Plano de Cargos e Salários e é importante que o servidor se prepare para esta nova fase da municipalidade. “Capacitações e formações tem peso no enquadramento do servidor dentro deste projeto”, finalizou. O Plano de Cargos e Salários normatiza internamente a promoção e a progressão das carreiras dentro das empresas/órgãos públicos.
Samuel Dias/PMS
Mais de 100 servidores participaram da palestra 
Dedicação
Os mais de 100 servidores que comparecem ao evento ouviram histórias e citações de personagens ligados à arte e a cultura, assistiram a vídeos, slides e ouviram músicas, tudo para ilustrar o tema da palestra e ajudar a incentivar os participantes a investirem neles mesmos, na própria capacidade do ser humano de se reinventar.
“Toda mudança exige trabalho, dedicação e persistência. Invista na sua formação, vá atrás de seus sonhos, cultive a alegria de viver, faça seu marketing pessoal e dê uma chance a você mesmo”, discursou o palestrante a um auditório atento e participativo.
Lourival Cristofoletti disse que a palestra é uma forma de sensibilizar os servidores para a importância de cultivar o próprio conhecimento e investir no autodesenvolvimento.
“Desde modo, podemos nos transformar em seres humanos mais participativos e servidores mais competentes. É muito importante participar de cursos de capacitação não só para melhorar o currículo e a autoestima, mas também para aumentar as chances de se progredir profissionalmente”, completou Lourival.


CRÉDITOS: Secretaria de Administração e Recursos Humanos | 06/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário