12/02/2014 -
A falta de comparecimento no dia marcado para a realização do exame de mamografia, por mulheres que procuram a Coordenação de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem preocupado a coordenadora, Ana Veronez Barbieri.
Segundo informou Ana Barbieri, o problema já vinha ocorrendo em todo o ano passado, e se agravou no mês de janeiro, quando cerca de 20% das mulheres deixaram de comparecer nos dias marcados, dentro do cronograma mensal feito pelo setor.
“Já vinha ocorrendo, mas no mês passado o número cresceu bastante. Para nós é muito ruim, porque deixamos de atender outras mulheres que querem fazer o exame logo. Quem não comparece acaba tendo desvantagem também, porque deixa de fazer o exame mais rapidamente, e ainda tem que remarcar para outro dia, tendo que aguardar vaga no cronograma”, explicou.
Segundo ela, as que não comparecem alegam que os exames são marcados em cima da hora, mas Ana justifica, que são vagas que surgem no decorrer do cronograma, e que o setor antecipa a realização do exame, encaixando a paciente antes do dia que ela já tinha marcado no cronograma, o que é bom para própria paciente.
A coordenação realiza mensalmente cerca de 600 mamografias, além de consultas, exames de ultrasom, preventivos e biópsias, e todas as informações básicas de procedimentos relacionados à saúde da mulher. Também conta com a Casa da Mulher, situada no Bairro Vila Nova, com serviços especializados na prevenção e tratamentos dos cânceres de mama e colo de útero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário