terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Programa de iniciação científica terá mais 100 bolsas neste ano


Carlos Antolini
III Seminário Municipal Iniciação Científica Junior
Alunos apresentaram resultados de projetos durante Seminário de Iniciação Científica
III Seminário Municipal Iniciação Científica Junior
André Gomyde, ao lado da secretária Adriana Sperandio, anunciou a ampliação do número de bolsas do Pibic Jr.
O Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) vai ampliar de 200 para 300 o número de bolsas oferecidas anualmente aos alunos da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), André Gomyde, durante a abertura do III Seminário Municipal de Iniciação Científica, nesta segunda-feira (10), no auditório da Prefeitura de Vitória.
Até 2012, o programa contava com 40 bolsas, quantidade ampliada em 2013 para 200. O Pibic Jr., que é uma parceria entre a CDV e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), é considerado uma das principais ferramentas para formação de futuros profissionais qualificados em áreas como ciência, tecnologia e inovação. O programa é coordenado pelo Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória (Facitec), criado há 22 anos e pioneiro no país.
As bolsas são concedidas a grupos de 10 estudantes como incentivo à realização de pesquisas nas áreas de astronomia, biologia, geografia, matemática, robótica e educação. Cada grupo de alunos tem como orientador um professor, que também recebe incentivo financeiro pelo trabalho.
O seminário desta segunda (10) apresentou os resultados dos trabalhos realizados no ano passado por 200 alunos de ensino fundamental. Confira os projetos.
"O Pibic é uma ação relevante para o processo educacional. O conhecimento científico traz senso crítico e deve começar o mais cedo possível na escola", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
O presidente da CDV, André Gomyde, comemorou o aumento da quantidade de bolsas a serem concedidas como reflexo da importância conferida ao programa pela atual administração. "A área de ciência e tecnologia é uma das mais fortes vocações econômicas do município, capaz de gerar trabalho e renda para as futuras gerações".
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória (gabcom@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129

Nenhum comentário:

Postar um comentário