Elizabeth Nader
Prefeito Luciano Rezende apresentou ações e projetos durante a prestação de contas na Câmara Municipal
O prefeito Luciano Rezende esteve nesta terça-feira (4) no plenário da Câmara Municipal para prestar contas de um ano de gestão à frente da Prefeitura de Vitória. Durante a sessão, ele apresentou ações e investimentos realizados em 2013 e destacou quatro grandes projetos: Gestão Compartilhada, Vitória Alfabetizada, Onde Anda Você? e Botão do Pânico.
“Antes de mais nada, é preciso lembrar que a cidade de Vitória foi administrada em 2013 com R$ 100 milhões a menos nas contas. Tivemos que prestar serviços de qualidade com menos recursos. Por isso, adotamos uma série de cortes na administração sem prejudicar a prestação de serviços. Diminuímos o número de cargos comissionados, diárias e passagens, além de renegociar contratos”, explicou o prefeito.
Ele abordou o modelo de Gestão Compartilhada adotada nesta administração. Foram nove reuniões realizadas em todas as regiões administrativas da capital, com a participação de 6 mil moradores. Já o Gabinete Online – webconferência que debate assuntos voltados para a cidade - contou com uma abrangência de mais de um milhão de pessoas na internet.
O Vitória Alfabetizada, em menos de um ano de implantação, já possui mais de 400 alunos em idade adulta, além de ofertar cursos de qualificação na área de empreendedorismo e associativismo e facilitar o acesso ao microcrédito.
Acolhimento a pessoas em situação de rua
Elizabeth Nader
Prefeito realizou a prestação de contas de um ano de gestão à frente da administração municipal
O programa de acolhimento e ressocialização para pessoas em situação de rua, Onde Anda Você?, em apenas um ano de atendimento, atingiu números consideráveis. “Quando assumimos a cidade de Vitória, abordamos e registramos 732 pessoas morando nas ruas. No aquaviário, por exemplo, havia 16 pessoas morando. Após um mês de trabalho, conseguimos levar a última moradora para o abrigo e, um ano depois de tratamento e acompanhamento, foi beneficiada pelo aluguel social. Em dezembro, tivemos uma nova contagem e havia apenas 246 pessoas nas ruas”.
Em parceria com o Tribunal de Justiça, o Botão do Pânico foi outro destaque. "Reduzimos a zero a violência contra a mulher. Nenhuma delas que acionou o Botão do Pânico foi vítima de violência doméstica. A nossa Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, quando acionada, chegava até o local em, no máximo, 10 minutos", disse o prefeito.
“São ações que tiveram destaque durante esse nosso primeiro ano de mandato e nos levaram a ser convidados para o Congresso Internacional de Lideranças Locais, no Marrocos, para palestra, como também na ONU. Isso é um reconhecimento desses trabalhos", afirmou Luciano.
O prefeito também falou sobre os investimentos e avanços na área da segurança pública. "Na primeira semana de abril, colocamos a Guarda Municipal para funcionar 24 horas, em conjunto com a Polícia Militar, e a gente já vê o número de ocorrências caindo na cidade. Também ampliamos o efetivo em mais 150 novos agentes”.
Mobilidade
Sobre a mobilidade urbana, o prefeito falou sobre a adesão ao Programa de Mobilidade da Região Metropolitana e citou o início das obras de ampliação da avenida Leitão da Silva, em parceria com o Governo do Estado. Apresentou ainda os investimentos realizados em ciclovias e ciclofaixas. "Em um ano, reformamos, construímos ou organizamos mais de 30 km de ciclovias e ciclofaixas na cidade. Quando assumimos, havia apenas 26 km. A próxima ciclovia vai ligar o píer de Iemanjá à praça dos Namorados e o trecho do Porto de Vitória, no Centro”.
Durante sua apresentação, Luciano Rezende ainda citou os principais projetos desenvolvidos por cada secretaria, como a reposição salarial (6,1%) e o tíquete-alimentação para todos os servidores e o Alvará Mais Fácil.
Matéria relacionada
Nenhum comentário:
Postar um comentário