sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA INCLUI A GRANDE VITÓRIA



        O IBGE acaba de divulgar os primeiros resultados dos Índices de Preços ao Consumidor (IPCA/INPC) que incorporam a Região Metropolitana de Vitória / ES.

        A partir do mês de janeiro de 2014, com divulgação em fevereiro do mesmo ano, o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor – SNIPC incorporou a Região Metropolitana de Vitória / ES e o município de Campo Grande / MS, no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Até o mês de dezembro de 2013, o SNIPC se manteve com as Regiões Metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além de Brasília e do Município de Goiânia.

        Com a inclusão das duas novas áreas, as ponderações para o cálculo do IPCA e do INPC passam a apresentar os percentuais a seguir.


        Para ponderar os índices individuais do IPCA são utilizadas as estimativas do rendimento monetário mensal familiar disponível. Tais estimativas foram obtidas através da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF 2008-2009, levando em conta as famílias residentes nas
áreas urbanas das regiões de abrangência dos índices de preços. No caso do INPC foi utilizada a variável população residente urbana a partir das estimativas da POF 2008-2009.

        Com a inclusão da Região Metropolitana de Vitória / ES aumenta o número de áreas pesquisadas do SNIPC no âmbito da região Sudeste, levando à redução da importância relativa das áreas atuais: Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Belo
Horizonte. O mesmo ocorre na região Centro-Oeste, com a introdução do município de Campo Grande / MS, havendo redução na participação relativa do município de Goiânia e de Brasília dentro da região Centro-Oeste.

        Os gráficos abaixo apresentam as ponderações atuais do IPCA e do INPC e as vigentes a
partir de janeiro de 2014.


        Para as dúvidas, pedidos de informação ou quaisquer demandas relacionadas à divulgação dos índices (INPC / IPCA), o IBGE destacou uma equipe no Rio de Janeiro para atender os interessados. O pessoal da Coordenação de Comunicação Social (CCS) do IBGE pode ser contactado através dos telefones com os respectivos ramais:
(21) 2142-2651 / 0985/ 0890/ 0986/ 4620/ 8786


        Segue em anexo um release da divulgação do IPCA / INPC para a Região Metropolitana de Vitória / ES, bem como as tabelas relacionadas.

            Atenciosamente,

                               Mauro C. Guimarães
                              Tecnologista do IBGE
               Supervisor de Disseminação de Informações
                                    IBGE/SDI/UE/ES
                            Telefone: (27) 3533-1022

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário