sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Equipe da Saúde de Itapemirim fala sobre hanseníase em praça da Vila


Quem passou pela Praça Domingos José Martins, na Vila, em Itapemirim, na manhã da última quarta-feira (5), conheceu um pouco mais sobre a hanseníase. A forma de contato, o tratamento e alguns mitos foram explicados por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que orientou e distribuiu panfletos. A ação foi realizada das 8h às 12h e será repetida nas praias de Itaoca e Itaipava na próxima semana.
A hanseníase é causada por um parasita (Mycobacterium leprae), que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos, como o fígado e os olhos. A primeira manifestação é por meio de manchas dormentes, avermelhadas ou esbranquiçadas, em qualquer parte do corpo. Inchaços, caroços, dor nas articulações e fraqueza muscular podem ser outros sintomas. O tratamento é gratuito e, se seguido corretamente, o paciente fica completamente curado.
“A população precisa conhecer melhor essa doença, pois somente assim conseguiremos vencê-la. Por isso, este tipo de ação é muito importante. Quando saímos da secretaria e vamos para a praça, estamos levando a Saúde para mais perto de todos e não apenas esperando que eles venham a nós”, disse o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
O prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva, aconselha: “Aqui, em Itapemirim, as consultas para casos suspeitos de hanseníase são realizadas todas as quintas-feiras, na unidade de saúde do bairro Jardim Paulista. Temos uma ótima estrutura. Não deixe para procurar um médico quando a doença já estiver avançada. O quanto antes, melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário