Diego Alves
Os alunos do 1° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti puderam participar, nesta quinta-feira (21), de atividades e oficinas junto com os idosos do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha. A ação faz parte do projeto Valorização da Melhor Idade, que acontece há cerca de um mês na escola com o objetivo de conscientizar as crianças sobre como lidar com os idosos.
Após começar a utilizar o Estatuto do Idoso na sala de aula, a professora Christiane Fernandes percebeu que vários alunos convivem com idosos em seu dia a dia, entre pais, avós, tios ou amigos da família, e que, com isso, as crianças têm sempre muitas histórias para contar. Assim, com auxílio da pedagoga da escola, Laura Soto, foi elaborada a ideia de visitar o CCTI.
"Percebendo essa convivência, nós começamos a elaborar uma maneira de trabalhar a construção de valores neles. Primeiro, levamos para a sala de aula livros que tratassem o tema numa linguagem mais próxima à deles. Depois, buscamos a parceria com o Centro de Convivência, com o objetivo de mostrá-los o dia a dia desses idosos", contou a professora.
Para garantir essa interação, as crianças conheceram todos os espaços e instalações do CCTI e realizaram atividades de pintura, recorte e colagem nas oficinas de artes. Depois, ainda participaram das práticas de ginásticas e outras atividades físicas oferecidas, tudo isso sempre ao lado dos idosos.
Para o aluno Marcos Lopes, 7, "o melhor de tudo é eles poderem voltar a ser crianças", disse o pequeno, referindo-se aos espaços do Centro. Já Vitor Ferreira, 7, disse que achou importante estar com os idosos. "Gostei muito daqui, fiquei feliz em passar a tarde com eles. Na oficina de artes, eu fiz um cartão de Natal e escrevi nele que o Natal é para todas as idades, porque a felicidade também é".
Retorno
Segundo o coordenador do Centro de Convivências para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha, Ralf Ribeiro, a interação não se limitou a essa tarde de lazer. Está marcada para o dia 3 de dezembro uma visita à escola, em que os idosos do CCTI que participam de um grupo de estudos sobre o Estatuto do Idoso apresentarão uma peça teatral com situações do dia a dia, com cenas que mostrem de que maneira as crianças devem se comportar diante de idosos em filas, no ônibus e em casa, por exemplo.
Neste dia, cada criança levará à escola um adulto que considere idoso, o qual também participará de dinâmicas e atividades ao final da apresentação.
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário