André Sobral
Grupo Fundo de Quintal fechou a primeira noite da Festa das Paneleiras com chave de ouro
André Sobral
Milhares de pessoas foram a Goiabeiras aproveitar a programação
Congo, pagode, sertanejo e samba ditaram o ritmo na primeira noite da Festa das Paneleiras, em Goiabeiras. Atrações como a banda de congo Panela de Barro, o cantor Allan Vieira e os grupos Opção e Fundo de Quintal revezaram-se no palco montado em frente à faculdade Multivix. Um grande público compareceu nesta sexta-feira (25) para prestigiar o evento, que tem como objetivo valorizar a produção da panela de barro, herança vinda das culturas tupi-guarani e transmitida por várias gerações.
"Participamos há mais de 10 anos da festa. Para a gente é muito importante, eu sou paneleira e sei o valor que o ofício tem", afirmou Jamilda Bento, coordenadora da banda de congo Panela de Barro. O mestre da banda, Valdemiro Sales, concordou e garantiu: "O que nós estamos fazendo hoje é o costumeiro. Sempre abrimos a festa no palco e, em seguida, fazemos um cortejo pelas barracas. O congo é uma tradição que vem dos índios – assim como a panela – e as novas gerações estão preservando esta história. Nós, por exemplo, temos a banda de congo mirim, com cerca de 30 garotos sendo formados", comemora Valdemiro, mestre da Panela de Barro desde 2001.
O público aprovou a mistura boa de tradição e novidades e compareceu. "É a primeira vez que eu venho e estou gostando muito. O pessoal comenta bastante sobre a festa, aí resolvi vir para conhecer. O espaço é muito bom, bem organizado", aprova o técnico em Informática Marcelo Santana, 30.
A garçonete Priscila Mandelli, 30, já participou da Festa das Paneleiras em outras ocasiões. "É uma festa bem elaborada e que ajuda a divulgar a nossa cultura. Que capixaba que não gosta de uma moquequinha na panela de barro?", pergunta.
Para a vendedora Lia Márcia, 27, a festa ficou completa com Fundo de Quintal. "Vim para ver eles. Mas eu também conheço bastante a cultura das paneleiras e já ouvi falar muito bem delas", completa.
Bom para o público, bom para os comerciantes, que conseguem incrementar e aumentar suas vendas nos dias da festa. "Para a gente, é muito bom. Vendemos bastante, quase tudo que trazemos. Com certeza vamos marcar presença até domingo", garante a comerciante Ana Claudia Duarte, que toma conta de uma barraca de cachorro-quente.
Para o organizador do Festival Panela de Barro e da Festa das Paneleiras, Eduardo Pagani, a intenção é mesmo dar mais valor e visibilidade para a panela de barro, pela importância que ela tem para a cultura capixaba. "O foco do projeto são as paneleiras. E o interesse é tanto que a nossa expectativa é de crescimento, em termos de público. Ano passado, tivemos cerca de 35 mil pessoas por aqui. A previsão é bater este número até o fim da programação".
Cantor e compositor, representante da ala sertaneja da programação, Allan Vieira comemora a participação na Festa das Paneleiras. "Estou feliz demais, principalmente por ser o representante sertanejo no evento. É uma data importante no calendário cultural da cidade", disse.
O secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, prestigiou o evento e aproveitou para experimentar, na panela de barro, petiscos tipicamente capixabas. "A Festa das Paneleiras é uma comemoração simbólica de uma referência da cultura capixaba, que é a panela de barro, em uma grande festa popular".
A 20ª Festa das Paneleiras continua até domingo. Neste sábado (26), tocam Explosão do Pagode, às 12 horas, no restaurante das Paneleiras e, à noite, a partir das 20h30, Andrinho, De Bem com a Vida e Jeito Moleque, no palco principal. Domingo, encerrando a festa, tem show com Clube do Samba, a partir das 19 horas, no restaurante das Paneleiras. A programação do último dia começaria às 12 horas, mas foi prorrogada por conta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As apresentações da noite acontecem em uma área localizada em Goiabeiras (em frente à faculdade Multivix), bairro onde, há várias gerações, são fabricadas, artesanalmente, as autênticas panelas de barro. A entrada é gratuita.
Além dos shows, acontecem apresentações de bandas de congo, barracas com comidas típicas e venda de panelas de barro. A festa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Associação das Paneleiras de Goiabeiras (APG), tendo como objetivo resgatar a história da panela de barro, uma das maiores expressões da cultura popular de Vitória e do Espírito Santo.
Serviço
20ª Festa das Paneleiras
Local: em Goiabeiras (em frente à Multivix)
Entrada gratuita
Local: em Goiabeiras (em frente à Multivix)
Entrada gratuita
Sábado (26/10)
12h - Grupo Explosão do Pagode (restaurante das Paneleiras)
20h30 - Andrinho
22h - De Bem com a Vida
0h - Jeito Moleque
12h - Grupo Explosão do Pagode (restaurante das Paneleiras)
20h30 - Andrinho
22h - De Bem com a Vida
0h - Jeito Moleque
Domingo (27/10)
19h - Clube do Samba (restaurante das Paneleiras)
19h - Clube do Samba (restaurante das Paneleiras)
André Sobral
Shows de vários ritmos agitaram o público na primeira noite da festa
André Sobral
Público aprovou a mistura boa de tradição e novidades e comparece
Nenhum comentário:
Postar um comentário