Centro oferece atendimento individual e à família, oficinas terapêuticas e visitas domiciliares
Luana Amorim
O Centro de Atendimento Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas (Caps AD) comemora nesta quarta-feira (24) 7 anos de atividade. Para marcar a data, a equipe está programando um sarau de poesias, apresentações musicais e exibição de filmes. As atrações acontecem na tarde desta terça-feira (23). Nestes sete anos de funcionamento, o Caps AD já acolheu 3.335 pacientes.
Os usuários passam por atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros), oficinas terapêuticas, atendimentos à família e visitas domiciliares. A prioridade das ações é a busca de integração do indivíduo em um ambiente social e cultural a partir de suas experiências concretas de vida.
O Caps AD atende usuários que façam uso nocivo e/ou dependente de álcool e outras drogas, com planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada com avaliações periódicas e contínuas, feitas por uma equipe multidisciplinar. O acolhimento aos usuários é feito diariamente de 8 às 17 horas, com exceção às quartas-feiras, onde o plantão é feito de 8 as 11 horas. São recebidos uma média de 25 novos casos semanalmente.
Perfil do usuário
No ano de 2012 foram acolhidos 592 pacientes. A faixa etária predominante é de 31 a 45, seguida de jovens de 19 a 30 e adolescentes de 12 a 18 anos. O número de homens é três vezes maios que o número de mulheres. Quanto à escolaridade, predomina ensino fundamental incompleto. A substância mais usada é a maconha, seguida do crack.
Caps AD
Rua Bethoven, 156, Laranjeiras
Telefone: 3328-4137
Nenhum comentário:
Postar um comentário