segunda-feira, 5 de junho de 2017

Semana do Meio Ambiente com diversas ações em Anchieta


                Arborização de bairro, passeio ciclístico e plantio de árvores em nascentes irão fazer parte das ações programadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

               A Semana do Meio Ambiente terá uma vasta programação em Anchieta. De 04 a 09 de junho, junto à programação da Festa Nacional de São José de Anchieta, a cidade prepara diversas ações educativas e de proteção para fomentar a preservação ambiental.

           Neste domingo, dia 04, acontece o Ecobike Anchieta, um passeio ciclístico que objetiva  promover as boas práticas ambientais. O percurso terá início às 9h, no Centro Cultural, de onde os participantes irão seguir para a base do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha, na praia de Guanabara. Lá haverá uma explanação sobre o trabalho da instituição para preservação das espécies de tartarugas marinhas que desovam nas praias do município.

             Na segunda, dia 05, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) irá lançar o projeto ‘Plantando o Futuro’, que objetiva preservar áreas próximas a nascentes de córregos e rios no interior do município. O lançamento oficial da iniciativa irá acontecer em Alto Joeba, a 35 km da sede do município, às 9h. Lá, haverá uma solenidade e serão plantadas em uma nascente que forma o rio Pongal, mudas de dezenas de árvores de espécies nativas da região.

          Já na terça (06), às 9h, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), em Guanabara, irá realizar o plantio de árvores nativas e frutíferas na área externa da instituição. O plantio irá acontecer com presença de autoridades e voluntários.
No dia 07 irá acontecer a partir das 9h, a arborização de todo o bairro San Martin, na sede de Anchieta.

              A Seman informa que haverá plantio de dezenas de mudas de árvores com ajuda da população local. “Mobilizamos os moradores e eles irão ajudar a arborizar todo o bairro”, disse a titular da pasta, Jéssica Martins.

           De acordo com Martins, as atividades têm como foco a mobilização da sociedade. “Precisamos mostrar para a nossa população que podemos fazer algo para ajudar na preservação ambiental do planeta e garantir o futuro das próximas gerações”, disse.

           A Secretaria também lançou recentemente um projeto de compostagem. Vinte famílias foram selecionadas para colaborarem na geração de dados e indicadores qualitativos sobre a compostagem doméstica e sua importância social e ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário