quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A voz do povo rural, Patrus Ananias no Espírito Santo


 0  0 
 
 
quarta-feira, 16 Setembro, 2015 - 18:15
Foto: Albino Oliveira/MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, completa mais uma etapa do projeto Territórios em Foco. Em três dias, foram mais de 500 quilômetros rodados nas estradas do Espírito Santo, visitando empreendimentos da agricultura familiar para identificar demandas da população rural. Para encerrar a agenda no estado, o ministro se reuniu mais uma vez com lideranças de movimentos sociais, nesta quarta-feira (16), no distrito de São Mateus (ES).
No encontro, Patrus  Ananias abriu mão de discursos longos para dar voz aos movimentos. Um a um, os agricultores foram à frente e apresentaram suas demandas: mais apoio à produção agroecológica, agilidade na regularização fundiária, suporte à comercialização de agroindústrias familiares e a integração de políticas públicas para convivência com o semiárido.
Representando o  Movimento Sem Terra (MST) no estado, o trabalhador rural Adelson Rocha, elogiou a iniciativa do ministro de viajar pelo país conhecendo as especificidades de cada região. “Cada estado tem suas características e problemáticas.  É essencial conferir se as políticas públicas existentes se adequam a essas realidades”, apontou.
O ministro também recebeu apoio de lideranças de movimentos sociais que avaliaram o atual cenário político do país. O representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Júlio César Mendes, lembrou as conquistas obtidas pelos brasileiros durante os últimos anos.
“Temos muitas reivindicações, mas principalmente esperança, pois sabemos da dedicação do ministro com a nossa causa. É por isso que defendemos com unhas e dentes o trabalho do MDA e do Governo Federal”.
Mais educação no campo
O encontro com os movimentos sociais ocorreu nas dependências da Escola Família Agrícola de Nestor Gomes, onde crianças e jovens, filhos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária estudam em regime de alternância.
Ao final do encontro, o ministro respondeu as questões levantadas pelos agricultores da região e firmou compromissos com a população capixaba – inclusive, com os alunos da Nestor Gomes.
“Além de fomentar a agricultura familiar e dar continuidade ao projeto de assentar todas as famílias acampadas, quero dar mais prioridade para a educação no campo”, salientou o ministro ao afirmar que está cada vez mais convencido de que esse é o caminho para o desenvolvimento do Brasil rural.
“Precisamos dar todo o apoio necessário para os jovens estudarem, sem se desvincularem do campo”, destacou.
Avaliação positiva
Para o delegado do MDA no estado, Josean de Castro Vieira, a visita do ministro Patrus ficará marcada na história do Espírito Santo. “Com certeza, é uma ação muito significativa. Por mais políticas públicas que tenhamos, esse cuidado de ver se elas de fato estão chegando aos agricultores, assentados e quilombolas, é fundamental. E os movimentos ficam muito felizes. Eu mesmo já recebi mensagens das lideranças, elogiando a ação”.
Sobre o projeto
O Espírito Santo é o terceiro estado visitado pelo projeto Territórios em Foco. A iniciativa começou em julho com a ida do ministro Patrus Ananias ao Sertão Central do Ceará. Depois, em agosto, foi a vez do Território Vale do Itapecuru, no Maranhão. 
Nessas viagens o ministro Patrus Ananias passa dois ou três dias em cada estado. Visita assentamentos da reforma agrária, áreas quilombolas, espaços da agricultura familiar, conversa com representantes da sociedade civil e dos governos estadual e municipal.

Ranyelle Andrade
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/voz-do-povo-rural#sthash.Ph6IDVgA.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário