sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Visitar atrai milhares de turistas e moradores no Centro Histórico


Publicada em 21/08/2015, às 17h17

Arquivo PMV SECOM
Homem fotografando igreja histórica no Centro de Vitória
Monitores acompanham os turistas durante visitas aos monumentos históricos do Centro(Ampliar imagem)
Samira Gasparini
Projeto visitar no centro histórico de Vitória
Igrejas históricos integram o roteiro do Visitar, que recebe os visitantes de terça a domingo
Os sete patrimônios que compõem o Visitar - Catedral Metropolitana de Vitória, Convento São Francisco, igrejas do Carmo, do Rosário e São Gonçalo, Capela de Santa Luzia e Theatro Carlos Gomes - receberam 17.604 visitas no primeiro semestre de 2015, 1.287 a mais que no mesmo período de 2014.
O Visitar valorizou o Centro Histórico e estimulou visitas de moradores e também turistas de diversas regiões. A região Sudeste é a principal emissora de visitantes. De julho de 2014 a julho de 2015, foram 3,5 mil visitas, principalmente Rio de Janeiro, com 1.856, e Minas Gerais, com 1.516. Vale destacar também os turistas vindos do Rio Grande do Sul, com 2.045 visitas, além de Bahia, Paraná e Santa Catarina.

Internacional

O público internacional também teve destaque. Os Estados Unidos enviaram 219 visitantes no primeiro semestre. Na sequência, Argentina, França e Alemanha, entre outros países, que totalizam 1.343 visitas internacionais entre julho de 2014 e junho deste ano. Apareceram também na pesquisa visitantes do Canadá, da Itália, de Portugal e do Chile.

Perfil

O perfil dos visitantes leva em consideração variáveis como idade, renda, escolaridade e outros. O Visitar atrai pessoas de idades variadas. Cerca de 54% do total era de jovens que foram conhecer os monumentos.
Considerando a renda, 34% dos visitantes ganham mais de seis salários mínimos mensais. Além disso, mais de 52% dos visitantes possuem ensino superior completo. O lazer é a principal motivação das pessoas que estiveram nos prédios históricos do Centro, e 10,5% deles disseram estar viajando a trabalho.
Tadeu Bianconi
Catedral Metropolitana de Vitória vista do alto
Catedral Metropolitana é um dos monumentos que compõem o Visitar
Diego Alves
CONVENTO SÃO FRANCISCO (CONCLUSÃO DA RETIRADA DA FIAÇÃO
Convento São Francisco chama atenção pela sua imponência e beleza(Ampliar imagem)

Parceiros

Pelos números apurados, 75% dos vistantes costumavam permanecer por mais de um dia na cidade e mais de 40% se hospedaram em hotéis em Vitória.
Os dados estarão detalhados no Observatório do Turismo, desenvolvido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre). As informações são disponibilizadas e os dados são expostos para apresentar, de forma concreta e fundamentada, a evolução do turismo na capital. Aspectos como competitividade, estratégia de gestão, promoção e desenvolvimento dos negócios são considerados.

Satisfação

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, outro item avaliado foi a satisfação dos visitantes: 70% deles consideraram o Visitar "ótimo" e 28%, bom. "O público cresce a cada ano, e estamos buscando também parceiros da iniciativa privada para que o trabalho e os resultados tenham números ainda mais positivos", destacou.
O secretário avalia que a propaganda feita diretamente pelos turistas ganha força após as visitas, pois grande parte dos visitantes elogia o patrimônio.
Ele recordou ainda que pesquisas realizadas mostraram que 47% tiveram informações sobre o Centro Histórico por indicação e quase todos, cerca de 98%, mostraram satisfação com o passeio. "O lugar é muito lindo, como belos atrativos, merece ser contemplado", elogiou o secretário. 
O Visitar é um conjunto de ações integradas voltadas para o fomento do turismo histórico-cultural. Faz parte da política de requalificação do Centro Histórico e funciona a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Goia.

Serviço

Visitar
Horários de funcionamento: de terça a domingo (inclusive feriados), das 9 às 17 horas. Não há necessidade de agendamento. O serviço é gratuito.
Mais informações: (27) 3322 6418 (Instituto Goia) e 3235 2910 (Semtrre). E-mail: visitar@vitoria.es.gov.br
Diego Alves
PEÇA QUE OS ALUNOS DA EMEFTI MOACYR AVIDOS IRÃO ASSISTIR NO TEATRO CARLOS GOMES
Theatro Carlos Gomes também integra o roteiro do Visitar(Ampliar imagem)
Fernanda Neves Gomes
Detalhe de fachada de capela com uma torre e sino e porta
Capela de Santa Luzia é um dos monumentos históricos do Centro(Ampliar imagem)


Informações à imprensa:

Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário