terça-feira, 18 de agosto de 2015

São Bento de Urânia, Alfredo Chaves, realizou 9ª Festa do Inhame





O distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, realizou no último final de semana a 9ª Festa do Inhame. Exposições de produtos típicos, capacitação para os agricultores, shows, concurso do melhor inhame e moda de viola fizeram parte da programação.
Na sexta, a festa foi aberta com uma palestra para os produtores de inhame do distrito pelo agrônomo e mestre em fitotecnia, Alberto Simões do Carmo. Em seguida houve reinauguração da quadra poliesportiva e jantar de confraternização. Já no sábado houve torneio de bocha e shows.
No domingo, a festa começou cedo com uma celebração religiosa. Na sequencia iniciou a exposição de inhame e diversos produtos da região, que puderam ser apreciados e comprados pelos visitantes. A comunidade comercializou ainda um almoço com diversos pratos a base do turbérculo.
Um dos momentos mais esperados foi a premiação para a escolha dos melhores frutos em qualidade e produtividade. Cerca de 80 produtores participaram da disputa. Luiz Gonzaga Cebim faturou a primeira colocação no quesito produtividade, seguido de Elenelson Leite e Amarildo Cebim. Já na categoria qualidade os vencedores foram todos da família Pianzoli, ficando em primeiro lugar Daniel Pianzoli, em segundo Clemente Pianzoli e em terceiro Leandro Pianzoli.
Durante a solenidade a Prefeitura de Alfredo Chaves, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, homenageou o produtor Jair Pianzoli, que em 1989 descobriu por acaso a variedade do inhame branco,  o mais produtivo e representa 90% da produção no distrito.
São Bento de Urânia é considerado o maior produtor do tubérculo no Brasil, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper). A região tem uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 25 mil toneladas. O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito, que complementam ainda com legumes, verduras, uva e vinho. Já no município, cerca 32 mil toneladas de inhame são produzidos anualmente em uma área de 800 ha.
Segundo o secretário de Agricultura, Antonio Carlos Petri, a festa objetiva a promoção dos produtos e a qualificação dos cultivadores. “Estamos juntos com os produtores, a fim de desenvolver a produção do inhame no município”, disse.
O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com Petri, o fruto tem grande aproveitamento, até as sobras são reaproveitadas  para alimentação dos  animais e  replante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário