segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Moradores concluem capacitação para atuar como voluntários da Defesa Civil em Vitória

Publicada em 17/08/2015, às 09h57

Imagem divulgação
Curso formação Defesa Civil Nudec
Moradores participaram da última aula da capacitação do Núcleo Comunitário da Defesa Civil
Imagem divulgação
Curso formação Defesa Civil Nudec
Defesa Civil capacitou moradores para atuar como voluntários nas áreas de risco. No curso, eles também aprenderam a combater incêndios
Em um gesto de solidariedade e compaixão pelo outro na hora de realizar os primeiros atendimentos em situações de emergência e calamidade, 40 moradores de áreas de risco de Vitória concluíram, no último sábado (15), o curso de capacitação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), na sede do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá.
Durante o curso, que contou com quatro módulos, os voluntários das comunidades receberam as principais orientações para monitorar as áreas de risco do seu território, aprenderam a sinalizar a evacuação das áreas afetadas e se conscientizaram sobre a importância da participação em campanhas educativas. Na última aula, os alunos aprenderam a usar extintores de incêndio e gás de cozinha, além de outras técnicas para evitar acidentes.
O tenente do Corpo de Bombeiros Souza disse que os voluntários da Defesa Civil têm um papel primordial na prevenção de acidentes e desastres. "Vocês recebem a primeira ocorrência pois estão na ponta. São os multiplicadores do conhecimento e têm uma visão do cenário antes de nós, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, chegarmos até o local", disse aos alunos.

Olhos da comunidade

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno, explicou qual é a importância da formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil. "Concluímos a formação de mais uma turma de voluntários da Defesa Civil. Capacitamos 40 moradores para atuar como multiplicadores no Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec's) em comunidades que possuem áreas de risco. Os voluntários são os olhos da Defesa Civil nesses locais".
Paula Bourguignon
Curso formação Defesa Civil Nudec
Coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno, e membros do Corpo de Bombeiros ensinaram técnicas de prevenção de acidentes
Paula Bourguignon
Curso formação Defesa Civil Nudec
Moradores aprenderam a manusear extintores de incêndio

Ajuda

Voluntária pela primeira vez, Almira Cola disse que pretende agir com cautela na hora de prevenir acidentes. "A natureza humana é de ajudar o outro com emoção, mas temos que ter discernimento da frieza para pensarmos e agirmos para ajudar o outro. Senão seremos mais uma vítima".
José Augusto Bento fez o curso com a filha Ingrid Cole Bento. "Já realizei cinco salavamentos de afogamento no mar. Decidi fazer este curso para avaliar melhor os riscos e evitar que aconteça um acidente mais grave". A filha elogiou a iniciativa do pai: "Meu pai está sempre pronto para ajudar o próximo", disse Ingrid.
Ronaldo Bernade da Silva, que já é voluntário há seis anos, afirmou qual é seu papel na sociedade. "Neste curso buscamos incentivar a prevenção dos acidentes e riscos, a ajuda mútua e a integração nas comunidades. O papel do Núcleo Comunitário de Defesa Civil é salvar vidas, avaliando primeiro e agir depois. Assim, garantimos a nossa vida e dos demais".
Agora, os alunos participarão da solenidade de entrega dos certificados, em data a ser marcada. Eles também receberão um kit da Defesa Civil contendo galocha, máscara, capa de chuva, fita zebrada e camisa.
Paula Bourguignon
Curso formação Defesa Civil Nudec
Almira Cola foi uma das moradoras que participaram do curso
Paula Bourguignon
Curso formação Defesa Civil Nudec
José Augusto Bento fez o curso com a filha Ingrid Cole Bento


Informações à imprensa:

Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3345-2617 / 98889-5564
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário