segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Mais de 5 mil visitantes no Espaço Botânico no último quadrimestre

Texto: Redação Secom
Fotos: Divulgação/PMS
Nos meses de abril a julho deste ano, o Espaço Botânico do Centro de Estudo, Pesquisa e Conservação de Bromélias (CEPS) do município da Serra recebeu 5.636 pessoas, que participaram de visitas mediadas.
O Espaço Botânico fica no Parque da Cidade, conta com bromeliário e viveiros de plantas, onde são cultivadas espécies carnívoras, bioativas, sensitivas e da Mata Atlântica. Os visitantes podem conferir ainda o berçário de bromélias, o jardim temático de restinga e o circuito de plantas nativas.
As visitas são mediadas pelo professor e biólogo Nagibi Neto. “O número contabiliza apenas os estudantes e demais interessados que participaram de visitas mediadas, mas o espaço é aberto à visitação de todos que frequentam o Parque da Cidade”, explica.
Outra iniciativa desenvolvida no Espaço Botânico é a doação de mudas de plantas ornamentais como dracaena, moréia, hybisco e ruellia.
Números
Abril: 2.000 visitantes
Maio: 850 visitantes
Junho: 2.161 visitantes
Julho: 625 visitantes
Temas abordados
Durante as visitas, os participantes têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos de temas como ecologia; ecossistemas encontrados no município; importância das árvores para meio ambiente; plantas carnívoras, sensitivas e bioativas; reprodução de mudas de plantas nativas e ornamentais; importância das bromélias para os ecossistemas e a reintrodução de espécies; importância de polinizadores/forrageadores como os morcegos; a dengue, chikungunya, o aedes aegypti, culex e as bromélias; recursos hídricos; coleta seletiva em casa, o descarte correto do óleo e gordura usados na cozinha entre outros assuntos ligados à biologia.

Prática de microscopia

Outro atrativo das visitas mediadas são as práticas com o microscópio. Com o uso do equipamento, os participantes podem analisar a água retida nos tanques de bromélias e conhecer a fauna e flora que vivem nestes tanques; além de observarem a morfologia floral de bromélias e orquídeas, identificando as partes destas plantas.
Como agendar uma visita mediada no Espaço Botânico
As escolas, os grupos e a sociedade organizada podem agendar as datas para visitas mediadas e participar das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante todo ano de 2015. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone 3338-7302, das 8h às 17h. O Parque da Cidade fica na Avenida Norte-Sul, em Laranjeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário