quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Alunos cadeirantes ganham ônibus acessível para atividades fora da escola em Vitória

Publicada em 20/08/2015, às 11h13

Diego Alves
ÔNIBUS ACESSÍVEIS PARA TRANSPORTE ESCOLAR
Ônibus acessíveis ajudam a transportar alunos cadeirantes ou com mobilidade reduzida(Ampliar imagem)
Diego Alves
ÔNIBUS ACESSÍVEIS PARA TRANSPORTE ESCOLAR
Anna Julia Martins Dona e Alejandro Ferreira Correa "inauguraram" o ônibus fazendo a viagem entre a Emef e o Planetário(Ampliar imagem)
A frota municipal ganhou dois ônibus escolares acessíveis. A viagem inaugural foi realizada na manhã desta quinta-feira (20), quando 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz, foram transportados até o Planetário de Vitória.
Desses, três eram cadeirantes: Anna Julia Martins Dona, Alejandro Ferreira Correa e Vitor dos Santos Rodrigues Lima, que não precisava falar para demonstrar a euforia por participar de uma atividade pedagógica fora da escola junto com os colegas de sala.
Os veículos destinam-se às saídas pedagógicas e atividades fora das escolas e passam a beneficiar mais de 100 estudantes cadeirantes ou que têm mobilidade reduzida da rede municipal de ensino de Vitória.
"Uma cidade civilizada e humana tem que cuidar de todos os aspectos da acessibilidade. Esses dois ônibus vão permitir que os nossos alunos com deficiência possam ser transportados com absoluta segurança e conforto. É um grande passo para uma cidade mais humana, inteligente e educadora que nós desejamos", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, no momento da recepção aos alunos no Planetário.
Diego Alves
ÔNIBUS ACESSÍVEIS PARA TRANSPORTE ESCOLAR
Prefeito Luciano Rezende ajuda o aluno Vitor dos Santos Rodrigues a descer do ônibus acessível(Ampliar imagem)
Diego Alves
ÔNIBUS ACESSÍVEIS PARA TRANSPORTE ESCOLAR
Veículos destinam-se às saídas pedagógicas e atividades dos alunos fora das escolas(Ampliar imagem)

Expectativa

"Era muito grande a expectativa do município em receber esses ônibus. As escolas organizavam as saídas pedagógicas e esbarravam na dificuldade de proporcionar as mesmas oportunidades aos cadeirantes com a dignidade e o respeito necessários. Essa entrega é de extrema importância para que a gente possa garantir o que é de direito desses estudantes", disse a coordenadora de Formação e Acompanhamento à Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Ana Lúcia Sodré.
Com custo zero para o município, os veículos do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação (MEC), estão orçados em R$ 300 mil e foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). A aquisição dos dois veículos foi possível graças à adesão da Prefeitura de Vitória ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, no qual assumiu a responsabilidade de executar o Plano de Ações Articuladas (PAR).
Um dos ônibus tem capacidade para 19 passageiros, sendo dois lugares exclusivos para o transporte de cadeirantes, e o outro possui 22 assentos, sendo um para cadeirante. Ambos possuem plataforma elevatória para movimentar cadeira de rodas e poltronas preferenciais com cinto de segurança subabdominal. Os veículos têm selo de inspeção do Inmetro.
Diego Alves
ÔNIBUS ACESSÍVEIS PARA TRANSPORTE ESCOLAR
Alunos da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira participaram de atividade pedagógica no Planetário(Ampliar imagem)
Diego Alves
ÔNIBUS ACESSÍVEIS PARA TRANSPORTE ESCOLAR
Prefeito ressaltou: "Esses dois ônibus vão permitir que os nossos alunos com deficiência possam ser transportados com absoluta segurança"(Ampliar imagem)

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário