quarta-feira, 10 de junho de 2015

Samu 192: 83% das chamadas no feriado não foram urgências


09/06/2015 - 14:54
 
Asscom/Sesa 
Sesa
Trotes e ligações para pedir informações que fogem à função do Samu 192 atrasam o socorro de quem realmente precisa de ajuda.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 
(Samu 192) do Espírito Santo atendeu a 
9.751 ligações durante o feriado, entre 03 de 
junho, a partir das 18 horas, e 08 de junho até
 as 6 horas. Desse total, 30% (2.962) foram 
trotes e 53% (5.145) foram solicitação
 de informações diversas, entre elas de número
 de telefone de hospitais e órgãos 
públicos, orientação sobre uso de 
medicamentos e pedido de avaliação de 
resultado de exames.

A coordenadora geral do Samu 192, Tatiana 
Perin, ressalta que o trote sempre 
prejudica a população, pois ocupa as 
linhas telefônicas e desvia as equipes de 
resgate para locais em que não há 
pessoas necessitando de atendimento. “Isso gera atraso no socorro de quem realmente 
precisa de ajuda”, salienta.

Além dos trotes, houve muitas ligações desnecessárias para o Samu 192 durante o 
feriado. Pessoas, por exemplo, pedindo ao médico para avaliar o resultado de um 
exame, solicitando orientação sobre uso de algum medicamento, pedindo informações 
sobre o quadro clínico de pessoas socorridas, questões que, segundo Tatiana Perin,
fogem dafunção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “As pessoas ligam
muito para pedir esse tipo de informação e acabam fazendo com que a equipe desperdice
 tempo”, comenta.

Quando é necessário ligar

Há casos, no entanto, que podem ser resolvidos sim por meio de orientações telefônicas, 
evitando que a pessoa se desloque até um hospital desnecessariamente naquele 
momento ou ainda que algum sintoma seja menosprezado. Do total de atendimentos 
realizados pelo Samu 192 durante o feriado, 7% (693) foram com esse objetivo.

Tatiana Perin conta que o Serviço Móvel de Urgência já atendeu o familiar de uma paciente 
que estava tendo parada cardíaca, mas a pessoa que ligou não tinha consciência da 
gravidade do caso e foi extremamente importante a ligação. “A pessoa ligou porque percebeu
 que havia algo errado com o seu familiar, mas estava buscando apenas uma orientação,
 pois o paciente era diabético e ela pensou que pudesse ser uma descompensação causada 
pela doença. Coletando informações sobre os sintomas, o médico entendeu que era 
necessário enviar a ambulância para prestar socorro”, relata.

A coordenadora geral do Samu 192 avalia que uma situação como essa é diferente, por 
exemplo, de ocupar uma linha telefônica para orientar o uso de algum medicamento.
 Mesmo porque medicamentos só devem ser tomados com prescrição médica e, segundo 
ela, a prescrição não pode ser feita por telefone, conforme preconiza a Associação 
Médica Brasileira (AMB). “O Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade
 para casos de risco à vida. Não podemos deixar as linhas ocupadas para esclarecer 
dúvidas básicas ou passar informações”, conclui.

Como funciona o Samu 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar 
socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento 24 horas 
por dia e conta com profissionais especializados. Só deve ser acionado em situações 
críticas (veja abaixo).

Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que 
poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. É imprescindível
 estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência. 
Isso ajuda a ambulância a chegar mais rápido, se for o caso.


Quando acionar o Samu 192

- Parada cardiorrespiratória;
- Dor bem forte no peito (infarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo;
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

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