Asscom/Sesa
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Trotes e ligações para pedir informações que fogem à função do Samu 192 atrasam o socorro de quem realmente precisa de ajuda. |
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(Samu 192) do Espírito Santo atendeu a
9.751 ligações durante o feriado, entre 03 de
junho, a partir das 18 horas, e 08 de junho até
as 6 horas. Desse total, 30% (2.962) foram
trotes e 53% (5.145) foram solicitação
de informações diversas, entre elas de número
de telefone de hospitais e órgãos
públicos, orientação sobre uso de
medicamentos e pedido de avaliação de
resultado de exames.
A coordenadora geral do Samu 192, Tatiana
Perin, ressalta que o trote sempre
prejudica a população, pois ocupa as
linhas telefônicas e desvia as equipes de
resgate para locais em que não há
pessoas necessitando de atendimento. “Isso gera atraso no socorro de quem realmente
precisa de ajuda”, salienta.
Além dos trotes, houve muitas ligações desnecessárias para o Samu 192 durante o
feriado. Pessoas, por exemplo, pedindo ao médico para avaliar o resultado de um
exame, solicitando orientação sobre uso de algum medicamento, pedindo informações
sobre o quadro clínico de pessoas socorridas, questões que, segundo Tatiana Perin,
fogem dafunção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “As pessoas ligam
muito para pedir esse tipo de informação e acabam fazendo com que a equipe desperdice
tempo”, comenta.
Quando é necessário ligar
Há casos, no entanto, que podem ser resolvidos sim por meio de orientações telefônicas,
evitando que a pessoa se desloque até um hospital desnecessariamente naquele
momento ou ainda que algum sintoma seja menosprezado. Do total de atendimentos
realizados pelo Samu 192 durante o feriado, 7% (693) foram com esse objetivo.
Tatiana Perin conta que o Serviço Móvel de Urgência já atendeu o familiar de uma paciente
que estava tendo parada cardíaca, mas a pessoa que ligou não tinha consciência da
gravidade do caso e foi extremamente importante a ligação. “A pessoa ligou porque percebeu
que havia algo errado com o seu familiar, mas estava buscando apenas uma orientação,
pois o paciente era diabético e ela pensou que pudesse ser uma descompensação causada
pela doença. Coletando informações sobre os sintomas, o médico entendeu que era
necessário enviar a ambulância para prestar socorro”, relata.
A coordenadora geral do Samu 192 avalia que uma situação como essa é diferente, por
exemplo, de ocupar uma linha telefônica para orientar o uso de algum medicamento.
Mesmo porque medicamentos só devem ser tomados com prescrição médica e, segundo
ela, a prescrição não pode ser feita por telefone, conforme preconiza a Associação
Médica Brasileira (AMB). “O Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade
para casos de risco à vida. Não podemos deixar as linhas ocupadas para esclarecer
dúvidas básicas ou passar informações”, conclui.
Como funciona o Samu 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar
socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento 24 horas
por dia e conta com profissionais especializados. Só deve ser acionado em situações
críticas (veja abaixo).
Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que
poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. É imprescindível
estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência.
Isso ajuda a ambulância a chegar mais rápido, se for o caso.
Quando acionar o Samu 192
- Parada cardiorrespiratória; - Dor bem forte no peito (infarto); - Dificuldade de respirar/engasgo; - Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame); - Intoxicação (envenenamento); - Queimadura grave; - Choque elétrico; - Acidente de trânsito com vítima; - Queda grave e fratura; - Afogamento; - Surto psiquiátrico; - Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca; - Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.
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