segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Profissionais das escolas em tempo integral de Vitória participam de formação


Publicada em 02/02/2015, às 16h29

Divulgação Seme
Formação professores escola tempo integral
Professores das escolas em tempo integral participam de primeiro encontro da formação
Cerca de 100 profissionais da Educação estão reunidos para construir a proposta de escola em tempo integral fazendo intercâmbio com as experiências positivas e exitosas da escola pública brasileira, especialmente em Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, mas com as devidas inserções e a identidade do município de Vitória no processo de estruturação da política na capital.
Essa construção coletiva está sendo executada durante formação específica conduzida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e Instituto de Co-Responsabilidade Pela Educação (ICE) – um dos parceiros do acordo de cooperação técnica para implantação da modalidade na capital.
A atividade é dirigida aos profissionais que compõem a equipe escolar das três unidades de ensino que neste ano serão Escolas em Tempo Integral: Emef Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro), Emef Anacleta Schneider Lucas (Fonte Grande) e Emef Moacyr Avidos (Ilha do Príncipe).
Os encontros começaram nesta segunda (2) e terminam na sexta-feira (6). Os participantes vão receber informações sobre "Bases teóricas e metodológicas da escola em tempo integral", "Protagonismo e suas práticas e vivências", "Projeto de Vida e Tutoria", "Disciplinas Eletivas", "Estudo orientado", "Pensamento científico e guia de aprendizagem" e "Plano de ação". Veja a programação.
"A educação brasileira tem conversado sobre quais caminhos trilhar para avançar em termos de qualidade da aprendizagem dos estudantes. Quando a gente tem um coletivo de educadores pensando a construção e os desenhos dessa nova escola, temos a certeza e a segurança de que vamos acertar. São cerca de 100 mentes pensando e organizando a trajetória, a rotina, os procedimentos pedagógicos, as metodologias de ensino, enfim, as formas de pensar as várias dimensões da gestão que compõem a complexidade que é o funcionamento de uma unidade escolar", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Protagonismo

Divulgação Seme
Formação professores escola tempo integral
Formação visa transmitir procedimentos pedagógicos sobre a escola em tempo integral para os educadores
Ela ressaltou que a essência da escola está sustentada na ideia de que é preciso que os estudantes sejam cada vez mais protagonistas dos seus processos formativos para que a escola tenha sentido e significado na vida deles.
"A gente precisa plantar na história de vida dos nossos estudantes uma relação favorável do conhecimento e aprendizagem. Os nossos estudantes precisam construir um horizonte para suas vidas. E isso precisa acontecer por meio de construção coletiva, especialmente envolvendo a intervenção e mediação do profissional de educação. É nesse processo em que a gente vai se concentrar ao longo desta semana, pensando e organizando como plantar essa semente", concluiu.

Tempo Integral

Ampliar as oportunidades de aprendizagem permanecendo por mais tempo na escola é a novidade para cerca de 1,2 mil alunos das Emefs Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande, e Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, que vão iniciar o ano letivo de 2015 como unidades em tempo integral. As aulas nessas unidades terão início no próximo dia 10.
Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Geografia, Ciências, História, Educação Física, Arte e Língua Estrangeira), os estudantes contam também com matérias eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi


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