sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CAFEICULTORES DE CAXIXE, CASTELO, RECEBEM MÁQUINAS DE BENEFICIAMENTO DE CAFÉ



Um total de 14 máquinas e alguns equipamentos agrícolas para beneficiamento de café, foram entregues na noite desta quinta-feira, dia cinco de fevereiro, à um grupo de produtores rurais, da comunidade de Caxixe Quente, no interior de Castelo. A entrega dos equipamentos foi realizada na área de lazer da comunidade, e contou com a presença do Prefeito de Castelo, Jair Ferraço, do Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, do Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Dimas Luzório, e de moradores da comunidade.


“Parabenizamos a Associação de Moradores porque agora vocês vão utilizar estes equipamentos. São equipamentos que ficaram por muito tempo parados, mas que estão em bom estado. Alguns terão que passar por pequenos reparos, mas são equipamentos que na época em que foram adquiridos, custavam meio milhão de reais”, informou o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques.

O maquinário, que ficou por um período de 15 anos sem utilização, na antiga sede da extinta ASCASUL - Associação dos Cafeicultores do Sul do Estado, adquirido com recursos federais do Pronaf,  foi disponibilizado depois de uma solicitação dos cafeicultores da comunidade de Caxixe Quente, para utilização no beneficiamento de grãos. A Secretaria Municipal de Agricultura enviou um pedido para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que aprovou a doação dos equipamentos, e em seguida, o Prefeito Municipal, Jair Ferraço, enviou para a Câmara Municipal de Castelo, onde os Vereadores aprovaram a solicitação.

“Governar em tempos de crise financeira não é fácil. Reaproveitar o que estava fora de uso, como vai acontecer com esses equipamentos, é uma das alternativas. Quando assumimos a Prefeitura, há dois anos, encontramos muitas dificuldades, inclusive na Secretaria de Agricultura, onde tínhamos poucos equipamentos e hoje, em dois anos que estamos à frente dos serviços, conseguimos adquirir quatro retroescavadeiras, uma escavadeira hidráulica, e estamos tentando comprar um caminhão prancha, além de caminhão caçamba e de carroceria que está a disposição dos produtores, dentro de uma agenda, para que a gente possa atender aos produtores de modo igual”, concluiu o Prefeito de Castelo, Jair Ferraço.

Com a entrega destes materiais, a expectativa é de gerar menos custos na produção de café na região. “Estes equipamentos vão nos ajudar muito, porque todo o processo do café será feito aqui, vamos ter que manter as máquinas, mas ainda assim isso vai gerar lucro para nossa comunidade, e para as outras comunidades que também vão utilizar o maquinário”, disse Eduardo Vetorazzi Tozi, produtor rural e morador do Caxixe.

Foram entregues os seguintes equipamentos na Comunidade de Caxixe: Um balão metálico cilindro diâmetro 4,00m corpo de 4,00m de altura, com capacidade para até 600 sacas de carga — (Silo de ferro); Um balão metálico cilindro diâmetro 5,00m corpo de 3,00m de altura, Com capacidade pare até 800 sacas de carga — (Silo de ferro); Nove elevadores metálicos tubo 5' de 13,40 metros de altura; Um elevador metálico tubo de 7" de 13,60 metros de altura; Um catador de Pedra Modelo Flutu-Ar CPF-2 acoplado com coluna externa de aspiração de pó; Uma mesa vibratória FLUTU-AR MVF -1 com dois ventiladores acoplados tipo turbina — (Dessimétrica); Materiais de Interligação: tubo diâmetro 0,15; Arco diâmetro 0,15m; Flange diâmetro 0,15m (quadro elétrico de chave de comando).

Nenhum comentário:

Postar um comentário