sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Alunos do IFES- Campus Serra participam de intercâmbio em Universidade na Holanda

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

Três alunos do Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) retornaram ao Brasil no dia 26 de janeiro depois de permanecerem um ano assistindo aulas e atuando em projetos de pesquisa aplicada na Hanze University of Applied Science, na Holanda. O intercâmbio é financiado pelo Programa Branetec, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e viabilizado por meio de um termo de cooperação entre o Instituto e a Hanze. Outros três alunos participarão do intercâmbio na Holanda em 2015.
Os estudantes Fábio Vieira, Gustavo Vieira e Pedro Henrique Coutinho, dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Sistemas de Informação, passaram um ano na cidade holandesa de Assen. Eles participaram das aulas no curso de Advanced Sensors Applications, e atuaram em projetos de pesquisa que a Hanze University realiza em conjunto com empresas da região. No curso, todas as atividades foram realizadas em língua inglesa, incluindo as aulas, avaliações, relatórios e apresentações.
Os alunos Débora Furieri da Silveira, Gabriel Saade Pagani, e José Martins de Oliveira Júnior foram os selecionados para participar do intercâmbio entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016. Eles já estarão na Holanda na próxima semana para início das atividades.
Cooperação
O termo de cooperação entre as duas instituições foi assinado em 2011 pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e tem validade até 2016. O acordo prevê o intercâmbio de estudantes de graduação e pesquisadores entre as duas instituições. Para participar, os alunos deverão ter conhecimento prévio da língua inglesa e obter a nota exigida em exames de avaliação de proficiência em inglês, utilizados para ingressar em universidades estrangeiras, como o Test of English as a Foreign Language (TOEFL).
A cooperação foi firmada dentro do programa de pesquisa conjunta Branetec/Capes, que tem o objetivo de criar e consolidar a cooperação entre Brasil e Holanda por meio de parcerias universitárias com apoio a projetos conjuntos de pesquisa, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação e as iniciativas sobre a assemelhação de estrutura, conteúdos curriculares e metodologias de ensino. O programa tem o formato de uma graduação sanduíche, concedendo bolsas de estudo, auxílios para deslocamento e seguro-saúde.
Os alunos que participaram do intercâmbio em 2014 ao lado do professor Felipe Martins, em Assen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário