sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Alunos constroem projetos de vida nas Escolas em Tempo Integral de Vitória


Publicada em 13/02/2015, às 12h02 | Atualizada em 13/02/2015, às 12h50

Yuri Barichivich
Abertura do Ano Letivo na EMEF Eunice Pereira Silveira
O prefeito enfatiza a preparação dos jovens para a vida profissional e como cidadãos. "O conhecimento liberta e a educação transforma", diz(Ampliar imagem)
Abertura do Ano Letivo na EMEF Eunice Pereira Silveira
Além das aulas tradicionais, os 1.200 estudantes do Tempo Integral vão construir um projeto de vida e exercer o protagonismo jovem(Ampliar imagem)
Integral, por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com as novas Escolas em Tempo Integral, inauguradas nesta semana em Vitória: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. “Muito mais do que o tempo em sala de aula, a Escola em Tempo Integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio que já começou a tomar forma”, disse a Secretária Municipal de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.
Desde a segunda-feira (9), foram inauguradas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande e Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro. Muito mais do que permanecer por um período maior na escola, os 1.200 estudantes beneficiados com a nova modalidade vão ainda construir um projeto de vida, exercer o protagonismo jovem e trabalhar duas disciplinas eletivas por ano.
Em uma das aulas inaugurais, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse: "Este é um momento histórico na revolução pela qualidade da educação oferecida pela rede municipal de Vitória. Nós vamos continuar fazendo e entregando muitas obras de concreto e aço importantes, mas essa aqui é feita de concreto e aço no coração das crianças e da comunidade. A educação em tempo integral é um desafio e um compromisso inadiável em todo o Brasil. Não há nenhuma ação que nós possamos fazer com o ser humano que seja mais importante do que conceder conhecimento. O conhecimento liberta e a educação transforma". [q]
O presidente do Movimento Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe, falou sobre a estrutura encontrada na capital. "Esse é o ponto de partida para transformação em todo o Estado. Não restam dúvidas de que esse projeto é um dos melhores agentes transformadores para toda a sociedade. Em Vitória nós encontramos ambiente completo para implementação desta proposta. Toda a estrutura física das escolas e nível de professores em Vitória são uns dos melhores que encontramos no país", pontuou.
A diretora de Projetos Especiais do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), Juliana Zimmerman, destaca a importância da entrega. “É uma conjunção de sonhos. Recebemos o convite do Espírito Santo em Ação e aceitamos prontamente. Fez todo sentido para os nossos valores encarar esse desafio. Isso significa uma perspectiva de futuro para os alunos”, ressaltou Juliana.
Projeto
O modelo de Escola em Tempo Integral, desenvolvido pelo ICE, tem o objetivo de estimular a formação educacional de jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio, alinhada com as demandas do mercado de trabalho, em regime de tempo integral. De acordo com o presidente do ICE, Marcos Magalhães, entre os pilares do projeto estão voltar mais a escola ao projeto de vida do aluno e incluir habilidades socioemocionais (resiliência, resolução de problemas, estímulo à curiosidade) nas disciplinas ensinadas. "Oferecendo assim, uma educação acadêmica de qualidade, a preparação para a vida e a educação profissionalizante", ressaltou.
Pernambuco
Esteve durante toda a semana em Vitória um grupo de 45 estudantes veteranos de Pernambuco, um dos estados que são referência em Escola em Tempo Integral. Eles são conhecidos como "Jovens Protagonistas" e estiveram na capital para fazer o acolhimento dos alunos capixabas e proporcionar um momento intenso de imersão da realidade dessa modalidade.
Ao longo da semana que passou, os pernambucanos tiveram um momento formativo com os profissionais das escolas e, ainda, aplicaram várias dinâmicas e desenvolveram oficinas para que os alunos pudessem se familiarizar com os conceitos pedagógicos da escola em tempo integral. Como definir e escolher disciplinas eletivas, como estabelecer um projeto de vida e como desenvolver o protagonismo jovem, entre outros, foram alguns dos temas da semana.
Cooperação técnica
A implantação da Escola de Tempo Integral em Vitória acontece por meio de acordo de cooperação entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), e o Movimento Espírito Santo em Ação, o Instituto Fucape de Tecnologias Sociais (IFTS), o Instituto Natura, o Instituto De Co-Responsabilidade Pela Educação (ICE) e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE).
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Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

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