sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Nova opção de uva de mesa é introduzida em Santa Teresa

Incaper
O extensionista do Incaper e o produtor rural Luiz Carlos Batisti, da Comunidade de Tabocas, apresentam a nova cultivar de uva 'Vitória'


08/01/2015 - 19h55min

O município de Santa Teresa, conhecido pela produção de uva e vinhos, introduziu, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), uma nova cultivar de uva na região, a Uva ‘Vitória’. Com sabor intensamente doce e resistente a doenças, a uva ‘Vitória’ é uma nova opção de uva de mesa, juntamente com a Niágara Rosada, mas sem sementes.

De acordo com o extensionista Carlos Alberto Sangali de Mattos, a nova variedade é resistente ao míldio, que é a doença mais danosa que atinge a videira. “Além da resistência à doença, a uva ‘Vitória’ é vigorosa, com produtividade que atinge 30,0 toneladas por hectare. Possui tonalidade preta e atinge altos teores de açúcares, possuindo um sabor especial de framboesa”, afirmou Sangali.

Ele também disse que a uva ‘Vitória’ tem boa aceitação no mercado e o preço é 50% mais elevado que a Niágara Rosada. Outra característica interessante dessa cultivar é que a uva não possui sementes, sendo uma boa opção para uva de mesa.


Unidades Demonstrativas 

A uva ‘Vitória’ foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e lançada em 2012. No início de 2014, o escritório local do Incaper em Santa Teresa trouxe a nova cultivar para ser validada em terras capixabas. “Realizamos o plantio de uva em seis propriedades do município e estamos confirmando em campo as suas características e benefícios. A partir do próximo ano, teremos material genético para disponibilizar aos produtores interessados”, informou Sangali.

Panorama da vitivinicultura em Santa Teresa

Atualmente, o município de Santa Teresa possui 50 hectares de área total destinados ao cultivo de uva. Em torno de 35 hectares estão em plena produção e 15 hectares em formação.
Em termos de variedades de uva, para consumo in natura, o município possui a Niágara Rosada. Para o processamento, as variedades mais utilizadas para suco são Isabel Precoce, Cora, Violeta, Bordô, Carmen e Concord. Já para fabricação de vinhos e espumantes, utilizam-se as variedades Cabernet Sauvignon, Syrah, Lorena, Isabel e Bordô.

A produção média de uva em Santa Teresa é de 20 toneladas por hectare. A produção de suco é de 20 mil litros.

Atualmente, 75 propriedades cultivam uva no município, o que envolve o trabalho de 250 pessoas. Há 11 agroindústrias desse ramo em Santa Teresa.


Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário:

Postar um comentário