quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Fotógrafo Sebastião Salgado anuncia lançamento de livro sobre café



Diário de Pernambuco Online 
Em maio, o fotógrafo Sebastião Salgado vai lançar um livro dedicado ao café. O mineiro trabalha há 12 anos nesse projeto e viajou a 10 países em busca de imagens de plantações, flores e trabalhadores. Entre eles estão Brasil, Índia, Tanzânia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Indonésia e Etiópia. 
O café está ligado à trajetória da família de Salgado. Antes de se instalar em Aimorés, no Vale do Rio Doce, o pai do fotógrafo morou em Manhuaçu, na Zona da Mata, um dos polos cafeicultores do Brasil. Ele conduzia tropas de mula que levavam o produto de Manhuaçu a Aimorés. Essa viagem levava 12 dias. 
Formado em economia, Salgado se mudou para a França, na década de 1960, para fazer doutorado e apresentar tese sobre o produto. Trabalhou alguns anos na Organização Internacional do Café (OIC), o que lhe permitiu conhecer parte da África o continente é uma de suas paixões. Ruanda, Burundi, Congo e Tanzânia eram alguns dos países onde o mineiro desenvolveu projetos. 
Na década de 1970, Salgado trocou a profissão de economista pela fotografia. O novo livro surgiu da parceria com Andrea Illy, da empresa italiana Illy, e o Instituto Terra, mantido pelo brasileiro em Aimorés, sua terra natal. A ideia era associar cafeicultura e ecologia. 
Salgado contou a Matheus Leitão que o novo trabalho terá cerca de 300 páginas e o mesmo tamanho de Gênesis, seu último livro. O lançamento será na Itália. Logo depois, a edição brasileira sairá pela Companhia das Letras. 
O fotógrafo destacou que dezenas de milhões de famílias dependem da cafeicultura. Não fiz um trabalho técnico, um trabalho sobre a alta tecnologia. Fotografei as pessoas que produzem café. É um trabalho muito humano. A última reportagem terminei em 10 de dezembro, na Ilha de Sulawesi, na Indonésia, e em Sumatra, contou Salgado a Matheus Leitão.
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=54943#sthash.SWctQ6Gq.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário