quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dobra número de atendimentos a empreendedores de Cachoeiro

A atuação da Sala Itinerante, lançada no ano passado, contribuiu para esse aumento


Cresceu em 2014 o número de pessoas que receberam orientações da prefeitura para abertura de pequenos negócios em Cachoeiro. Na Sala do Empreendedor, foram realizados 6.124 atendimentos ao longo do ano, quase o dobro do número registrado em 2013. 
Apenas na unidade localizada no Mercado Municipal São João, Centro, foram feitos 5.006 atendimentos (2.224 pedidos de viabilidade e 2.087 orientações), 1,8 mil a mais que no ano anterior.

Outros 1,1 atendimentos foram feitos na unidade móvel, a Sala do Empreendedor Itinerante, lançada em março do ano passado, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), e que percorreu 47 bairros e distritos.

“Diante do aumento dos atendimentos nos dois últimos anos na Sala do Empreendedor, contando com uma maior visibilidade do serviço em 2014 através da unidade móvel, vislumbramos em 2015 um maior número de atendimentos, tendo em vista que a partir de fevereiro voltaremos a visitar dois bairros por semana, apresentando o serviço a um número maior de pessoas”, destaca Daula Dorigueto, secretária de Desenvolvimento Econômico em exercício.
Além disso, ainda houve resultado positivo quanto ao número de registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ): foram formalizados, no total, 566 pequenos empreendimentos, com uma média mensal de 47 inclusões no sistema da Receita Federal.

Isenção dos tributos federais (como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL), auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria são alguns os benefícios garantidos aos trabalhadores autônomos informais que se tornam microempreendedores individuais (MEI).

Uma vez enquadrados no Simples Nacional, eles pagam apenas um valor fixo mensal, destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.

Salão de beleza, promoção de vendas e comércio varejista de vestuários e acessórios, lanchonetes, confecção de roupas e marketing direto estão entre os tipos de atividades legalizados em Cachoeiro por meio desse programa.

Até o fim deste mês, a Sala do Empreendedor está funcionando na Casa da Memória, na rua 25 de Março, nº 6, ao lado do INSS, das 8h às 18h. A mudança provisória se deve à reforma da rede elétrica no espaço ocupado no Mercado Municipal.

Para a formalização, é preciso RG, CPF, comprovante de residência e carnê de IPTU. Para a consulta de crédito, são os mesmos documentos, exceto o talão de IPTU, que dá lugar à certidão de estado civil. Mais informações pelo telefone 3155-5110.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário