quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

FEIRA MODERNA

12-04-2012

Em julho de2005 no minúsculo Apiaca teve início uma ação da Administração Municipal junto ao meio rural bem simples, sem burocracia e passaria despercebida se não tivesse um olhar defuturo. Hoje podemos assim dizer, mas em 2005 parecia mais um fato comum e corriqueiro em qualquer prefeitura.

Mas afinal de contas,  o que aconteceu em Apiacá, inclusive por estar ocupando este espaço?

O técnico agrícola do Incaper, Jarbas Borges, era Secretário de Agricultura e resolveu inovar, fazer uma ação diferente da tradicional que vemos todos os dias nas milhares de prefeituras espalhadas por este Brasil desconhecido. Prefeito na época era o José Chierici Filho.
A prefeitura instituiu um bônus em dinheiro para cada um dos seus funcionários, na época R$ 5,00 por mês para serem gastos numa minúscula feira. Assim no dia cinco de julho um grupo de 10 produtores começa a vender na feira. A oferta era basicamente banana, mandioca, laranja, couve e abóbora. Um espelho da realidade da agricultura municipal, que tem sua renda na pecuária e produção de café.

O ponta pé inicial deu certo e a feira ganhou corpo e visibilidade, levei o Jornal do Campo para registrar o fato. Lógico que em Apiaca a possibilidade da feira não indicava que seria uma mega feira, o município é pequeno. O importante foi o exemplo positivo. Um amigo e observador do dia a dia, José Fernando Destefani dos Santos, ao ver a reportagem falou que “este pessoal acaba de reinventar o dinheiro. Cinco reais por mês é nada  para quem tem alguma coisa no bolso, mas muito para quem tem quase nada.”

Alguns produtores que traziam alguma mercadoria para vender na “rua” como se fala no interior, o faziam com o intuito de arrumar uns trocados para voltar prá casa. As vendas eram feitas na calçada. Jarbas disse que “acertamos um local que chamamos de mercado do produtor. Cinco reais era pouco, mas a prefeitura tinha 500 servidores, e um mercado interessante a ser conquistado. A alface vinha da Ceasa de Vitoria, a região não tinha tradição na sua produção. Hoje a realidade mudou, 34 produtores estão cadastrados na feira.

Jarbas cita que Apiaca adotou a feira e nela faz as suas compras, gera emprego e renda no município. A população passa a ter acesso a um produto fresco e de qualidade. Com a merenda escolar comprando da agricultura familiar no mínimo 30%, aumenta a chance do produtor em ampliar a sua renda e continuar no campo.
A feira de Apiaca serviu de bom e eficiente exemplo para muitos municípios gerarem emprego e renda, por isto é que falamos feira moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário