sexta-feira, 4 de julho de 2014

Serra recebe dez pluviômetros semiautomáticos

Equipamentos medem a quantidade de chuva
Carla Nascimento
O município da Serra passará a contar com dez pluviômetros semiautomáticos. Os equipamentos, que medem a quantidade de chuva, foram doados pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal , por meio do projeto Pluviômetros nas Comunidades.
Divulgação/ PMSEquipametnos já estão sendo instalados
A previsão é que a instalação seja concluída ainda este mês. O serviço está sendo executado pelos técnicos da Defesa Civil da Serra. O primeiro pluviômetro, já está em funcionamento desde o início do ano.
 “O objetivo é desenvolver na comunidade a percepção de risco, acompanhar a leitura dos índices pluviométricos local, com intuito de criar um banco de dados do regime de chuvas”, destaca o técnico da Defesa Civil, João Carlos Alves Chagas.
Por meio dos pluviômetros, a comunidade poderá identificar com quantos milímetros de chuvas acumuladas iniciam-se os processos de inundação e deslizamento de terra desses bairros. Assim, será possível criar um sistema de monitoramento e desenvolver ações de prevenção, para minimização dos danos causados por desastres naturais.
Ações educativas
O segundo passo será desenvolver ações educativas para as famílias que moram em áreas de risco de deslizamento e inundação, mapeadas pelo Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR).
 “Com o intuito de construir atitudes eficazes em relação aos riscos de desastres, dentre as ações previstas está a capacitação de agentes da comunidade, membros dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC’s), nas leituras dos pluviômetros semiautomáticos. Dessa forma, as comunidades ficarão mais seguras, organizadas, com capacidade de conhecer os riscos e se preparar para o enfrentamento de desastres naturais. A preservação do meio ambiente e a ocupação regular também serão estimuladas”, afirma Márcia Helena Castiglioni, assistente social da Secretaria de Defesa Social.
Pluviômetros automáticos
A Serra já conta com 12 pluviômetros automáticos. A leitura é feita online pelo Cemaden. Em caso de alerta de chuva forte, o boletim com mapeamento das áreas de risco é informado com cerca de 24 horas de antecedência ao município. Os dados servirão para traçar um histórico do volume de chuvas e embasar ações para a prevenção de desastres.
Saiba mais
Locais que receberão pluviômetros semiautomático:
- Sede da Associação de Moradores de Diamantina
- Escola Jonas José do Nascimento,Central Carapina
- Escola Profº Luiz Baptista,  Jardim Tropical
- Escola  Silvio Egito Sobrinho, José de Anchieta I
- Escola Taquara I
- Escola Estadual Mestre Álvaro,  Eldorado
- Escola Clovis Borges Miguel, Santo Antônio
- Escola Alba Lília Castelo Miguel, Vista da Serra I
- Escola  Nova Carapina II, Nova Carapina II
- Escola Abel Bezerra, Feu Rosa

CRÉDITOS: Secretaria de Defesa Social | 04/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário