quinta-feira, 10 de julho de 2014

PROGRAMA PORTA A PORTA INCENTIVA A COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO VILA LENIRA, COLATINA



09/07/2014 -  
As ações começam no próximo dia 22 e o bairro será o piloto no projeto desenvolvido pelo Sanear em parceria com a Prefeitura Municipal de Colatina

O acelerado processo de urbanização, aliado ao consumo crescente de produtos menos duráveis ou descartáveis, provocou sensível aumento no volume e diversificação dos resíduos sólidos urbanos.
Esse aumento é fruto de um padrão de produção e consumo que, aliado ao gerenciamento inadequado, tem provocado efeitos indesejáveis e muitas vezes irreversíveis, pois contribui para a poluição do ar, solo, águas superficiais e subterrâneas, além de resultar em degradação e desvalorização da área de disposição, incentivar a presença de materiais recicláveis de forma insalubre e de representar um grande desperdício de materiais e de energia.
Uma das alternativas para redução da quantidade desses resíduos, serem desperdiçados na natureza, seria a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Domiciliares. Em Colatina, um novo projeto começa a ser implantado no próximo dia 22, é o chamado “Coleta Seletiva Porta a Porta”.
O Projeto piloto, será desenvolvido a princípio no bairro Vila Lenira, e tem como objetivo, sensibilizar a população local sobre a importância da separação adequada dos resíduos sólidos urbanos recicláveis.
“O bairro de Vila Lenira foi escolhido, após análise da Equipe Técnica do SANEAR, para a implantação do programa, devido a mobilização e participação da Associação de Moradores em eventos realizados no município em relação ao meio ambiente, a preservação e educação ambiental, além disso, o bairro possui um convênio/contrato de cooperação com o SANEAR, visando ações de educação ambiental em conformidade com a Lei Nº 5.685 de Dezembro de 2010”, afirma Marineia De Araújo Novaes Duarte, uma das coordenadoras do programa.
A coleta será realizada por agentes que serão capacitados através de um minicurso abordando a classificação dos resíduos e de palestras onde será enfatizado o tema Educação Ambiental na Comunidade, para que possam estar habilitados a divulgar a importância do Projeto, de forma clara e objetiva.
Os agentes serão identificados através de coletes na cor laranja, e deverão abordar as famílias em suas residências, instruindo sobre a importância de selecionar e acondicionar os resíduos recicláveis corretamente.
Além dos folders informativos que começaram a ser distribuídos na última segunda-feira, também serão entregues aos quase quatro mil moradores do bairro, ímãs de geladeira e adesivos para serem afixados em suas casas.
A separação deverá ser feita previamente nas residências enter lixo seco (papel, plástico, metais e vidros) e úmido (orgânico/não recicláveis). O lixo seco reciclável será coletado pelos “Agentes porta a Porta”, nos dias de terça e quinta-feira a partir das 7 horas em todas as ruas do bairro. A comunidade será orientada pelos mesmos a depositar seus resíduos na calçada de sua residência, a fim de facilitar o recolhimento que será feito por um caminhão-baú devidamente identificado.
O lixo úmido não sofrerá alteração em relação aos dias e horários de coleta, realizada por caminhão coletor compactador. Vale ressaltar, que a coleta já realizada através de LEV´s – Locais de Entrega Voluntária, permanece sendo desempenhada da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário