quinta-feira, 24 de julho de 2014

Profissionais da Saúde participam de curso para tratar usuários de drogas


Os Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica de Itapemirim estão participando de um curso para melhorar os trabalhos de prevenção e combate ao uso do crack, álcool e outras drogas. São 90 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, divididos em duas turmas, participando do curso Caminhos do Cuidado, que é ministrado por enfermeiros capacitados e ofertados pelo Ministério da Saúde. As aulas são realizadas as terças e quintas-feiras, das 8h às 16h, no auditório da Unidade Saúde da Família Maria Freire Mezher, no bairro Jardim Paulista. A duração é de cinco semanas.

A enfermeira Grazielle Thompson, uma das professoras responsáveis pelo curso, diz que o principal objetivo do curso é explicar para os alunos quais são as responsabilidades do município em relação aos usuários de droga. Ela comenta que, na maioria das vezes, o usuário é encaminhado para o servido de saúde mental sem a devida análise do caso.

“Durante o curso, o profissional da saúde aprende que o usuário de drogas deve ser tratado, também, pelos serviços oferecidos no próprio município. Muitos deles apresentam transtornos mentais, dos quais, uma parcela apresenta esses problemas de forma moderada ou baixa e podem receber tratamento e a devida atenção dos serviços de saúde do próprio município em que residem”, explica Grazielle.

Além de Grazielle, Verõnica Spani e Natália Cuppin também vieram ao município para ministrar o curso. Para o prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva, este tipo de ensinamento é sempre muito bem vindo. Ele comenta sobre a responsabilidade do município em trabalhar a saúde mental da população, principalmente os casos ligados ao uso das drogas.

“Em Itapemirim, estamos trabalhando as questões voltadas ao uso de drogas desde o início de 2013. Estamos preparando os nossos profissionais e equipando o município para atender aos usuários que buscam auxílio de forma humanizada e responsável. Receber o curso Caminhos do Cuidado aqui no município é mais um passo em busca da excelência no atendimento das pessoas com distúrbios mentais, que precisam de atenção especial e efetiva”, afirma o prefeito. 

Daniela Viana
Assessoria de Comunicação PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário