terça-feira, 1 de julho de 2014

Parceria estimula desenvolvimento acelerado de empreendedores na Fábrica

Yuri Barichivich
Fabrica de Idéias
Oscip vai gerir e executar o Programa Acelera Vix na Fábrica de Ideias
A Prefeitura de Vitória lançou o edital de Chamamento Público - na forma de Termo de Parceria com pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) - para gestão e execução do Programa Acelera Vix na Fábrica de Ideias, cuja primeira etapa foi aberta para a população nesta terça-feira (1º).
A Oscip deve estar outorgada pelo Ministério da Justiça. As entidades interessadas deverão apresentar proposta contendo documentação de habilitação jurídica e técnica até as 10 horas do dia 16 de julho na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira (sede da Prefeitura). Mais informações devem ser obtidas no telefone 3235-2237.
Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, o objetivo principal será fomentar novos negócios de empresas de desenvolvimento de software por meio de articulação entre aceleradoras de empresas e as startups, incentivando o desenvolvimento acelerado de empreendedores.
A prestação de contas parcial deverá ser realizada a cada seis meses a partir da assinatura do termo de parceria. Serão considerados os empreendedores apoiados, a receita gerada, os investimentos pelas startups, entre outros.

Renovação

"O espaço precisa se desenvolver de uma maneira multicultural, ampla e multidisciplinar, com aprendizado compartilhado e conjunto", destacou.
Deverão ser aceleradas, no mínimo, 20 empresas dentro da vigência do instrumento. O Acelera Vix deverá atrair projetos e negócios com perspectivas de crescimento e, além disso, incentivar a transformação de conhecimento em negócio.
"Também serão incentivados casos de sucesso com potencial multiplicador. O Acelera Vix ainda vai viabilizar investimentos pela iniciativa privada em projetos de desenvolvimento de software com potencial de sucesso", reforçou o secretário.

Modernidade

Startup significa um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. Além disso, "startup" sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento. É crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem aos poucos. Isso faz com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando mais riqueza.
A cada dia, consome-se cada vez mais produtos criativos. Diariamente, escutamos o rádio, assistimos aos programas de TV, nos vestimos com a moda, ouvimos música, lemos jornais, usamos software nos computadores para trabalhar e estudar, consumimos publicidade direta ou indiretamente.
Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), produtos criativos como a música, vídeos, jogos digitais e outros bens criativos de consumo doméstico mantiveram demanda estável mesmo durante a recente crise financeira internacional.
"Na era do conhecimento e da conectividade, os bens e serviços criativos têm tido um desempenho extraordinário, pois vivemos numa época dominada por imagens, sons, textos e símbolos em que os produtos criativos fazem parte do nosso cotidiano", avaliou Krohling.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575

Nenhum comentário:

Postar um comentário