sexta-feira, 4 de julho de 2014

Munícipes recebem orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis

Divulgação Terra

Palestra DST
Munícipes participaram de uma palestra sobre DST no Cmei de Bela Vista
Com o objetivo de alertar os moradores sobre as doenças sexualmente transmissíveis, o Centro de Referência DST/Aids do Parque Moscoso realizou, na noite da última quarta-feira (2), uma palestra no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista.
O casal Eliana Costa, de 40 anos, e Renato Pires, 59, aproveitou a reunião para renovar os laços matrimoniais. "Nos conhecemos no Parque de Exposição de Valadares. Foi amor à primeira vista. Estamos juntos há mais de 20 anos. Pretendemos ficar juntos a vida toda", disse Renato.
O projeto atendeu os munícipes reassentados no Residencial Bela Vista, numa iniciativa da Coordenação Social da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica (Seges) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do projeto SuperAÇÃO: Mulheres rompendo fronteiras.
A ação teve o objetivo de conscientizar os munícipes sobre as causas e principais sintomas das doenças e as formas de tratamento. Terezinha Rangel, 60, aprovou a iniciativa. "As informações sobre prevenção são novas para mim, e tudo funciona como um quebra-cabeça, mas no final vai se encaixando", afirmou.

Comportamento

A coordenadora social do Escritório Local que fica em Bela Vista, Clotilde Frota Cosme, avaliou o projeto como positivo. "Buscamos mudar o comportamento, a maneira de agir e pensar da comunidade. Não queremos apenas saber os problemas dos munícipes, orientamos no sentido de encontrar soluções, principalmente com as mudanças de atitudes".
Durante a apresentação, os responsáveis pela Equipe Técnica do Centro de Referência DST/Aids do Parque Moscoso, João Batista Alves da Silva e Luciano Vasconcelos, explicaram os conceitos de doenças sexualmente transmissíveis e sua problemática no cenário atual.
"As doenças sexualmente transmissíveis são um problema universal e afetam a população em todos os estágios de desenvolvimento, de adolescentes a idosos. Mas o mais importante é a prevenção nas relações sexuais", disse João Batista.

Tema

Divulgação Terra
Palestra DST
Casal Eliana Costa e Renato Pires aproveitou a reunião para renovar os laços matrimoniais
No final da palestra, o sociólogo da Coordenação Social da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica ( Seges), Márcio Freitas, ressaltou a importância do assunto. "Apesar de ser um tema polêmico, gostei da linguagem usada pela equipe. O assunto tem que ser tratado de forma coerente e concisa, sem julgar o comportamento do outro".
Os munícipes também receberam orientações sobre exames preventivos, como mamografia e exame de próstata. "As mulheres devem fazer a mamografia e o preventivo a partir dos 35 anos. Mas, se tiver histórico familiar de câncer de colo de útero na família, a idade ideal é a partir dos 30 anos. Já para os homens, é necessário fazer o acompanhamento da próstata a partir dos 40 anos. Os moradores devem procurar a unidade de saúde de sua região", explicou João Batista.

Palestras

A Coordenação Social da Seges prevê para o segundo semestre mais palestras envolvendo o projeto SuperAÇÃO - Mulheres rompendo fronteiras, com os temas "Aceitando as Diferenças", "Saúde da Mulher", "Cidadania e Participação Popular". Para finalizar o ciclo de palestras, os munícipes serão contemplados com um passeio cultural, que acontece em alguns pontos turísticos do município.
O projeto atende os munícipes dos bairros Santo Antônio, Inhanguetá, Bela Vista e comunidade Pedra do Bode. Para mais informações, os moradores devem telefonar para o Escritório Local da Prefeitura - 3222-5222 - ou se dirigir à sede, na avenida Adelpho Poli Monjardim, s/n, na orla de Santo Antônio.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6023

Nenhum comentário:

Postar um comentário