terça-feira, 1 de julho de 2014

Moradores lotam a Fábrica de Ideias e esgotam vagas em oficinas gratuitas


Elizabeth Nader
Alcemar Luiz da Silva e sua filha Laís com aos stands de cursos e palestras no plano de fundo
Alcemar Luiz da Silva e a filha Lais Silva se inscreveram na oficina de Gastronomia do Festival do Empreendedor Ampliar
Elizabeth Nader
Carmem Ribeiro olhando para câmera com aos stands de cursos e palestras no plano de fundo
Carmem Ribeiro é uma das alunas inscritas na oficina de Fotografia na Fábrica de Ideias Ampliar
Pessoas oriundas de vários bairros lotaram a Fábrica de Ideias em seu primeiro dia de funcionamento, nesta terça-feira (1º). As 500 vagas para as cinco oficinas abertas no Festival de Empreendedorismo - Fotografia, Moda, Gastronomia, Tecnologia da Informação e Artesanato - foram todas preenchidas.
As aulas começaram nesta terça e prosseguem nestas quarta (2), quinta (3) e segunda-feira (7). O gosto pela preparação de pratos saborosos uniu pai e filha na mesma sala. Alcemar Luiz da Silva, 53 anos, e Lais Silva, 23, moradores de Joana D'Arc, pretendem abrir o próprio negócio voltado para o ramo alimentício e já estão se preparando para isso.
Formada em Gastronomia, Lais disse que pretende aproveitar a oportunidade com os novos conhecimentos proporcionados pela oficina e pela palestra sobre o caminho para o próprio negócio e investir em coffee brakes para empresas. Já o pai dela contou que sempre gostou de cozinhar, inventar novos pratos e pesquisar receitas na internet. "Minha intenção é, futuramente, abrir um negócio no ramo de congelados", destacou.
Apesar de ser zootecnista, Maritza Gurgel, 25 anos, moradora do Barro Vermelho, escolheu a oficina de Gastronomia e já tem uma forte motivação. "Quero montar meu próprio empreendimento no ramo de doces caseiros. Atualmente, faço doces para a família e todos elogiam".

Fotos

Já a moradora de Tabuazeiro Carmem Ribeiro, 38 anos, sempre gostou de fotos. "Não tenho máquina, mas, como era de graça, quis aproveitar para aprender e me inscrevi na oficina de Fotografia", disse. E não foi só ela. Toda turma do curso que ela faz - Técnica de Enfermagem -, no total de 22 pessoas, compareceu à Fábrica de Ideias logo cedo. O grupo se dividiu entre as oficinas de Fotografia, Tecnologia de Informação e Gastronomia.
"Estou muito estimulada após a palestra sobre empreendedorismo, pois o instrutor disse que talvez não seja preciso um investimento agora. E o melhor, o mercado é bastante amplo, tem as grávidas, casamentos, aniversários, muitos eventos", concluiu.

Procura

Como a procura pelas oficinas foi muito grande, houve gente que voltou para casa sem conseguir se inscrever. Uma delas foi Aline Quirino do Amaral, 32 anos, que pretendia se inscrever na oficina de Fotografia. Moradora de Cariacida sede, ela destacou que sempre foi apaixonada por fotos e usa muito o celular para seus registros. "Tenho vontade de trabalhar com isso, um amigo me disse que tinha aberto aqui e vim conferir. Estou saindo um pouco chateada porque não consegui a vaga, mas meu interesse pela fotografia continua o mesmo", disse.
As oficinas são promovidas pela Prefeitura de Vitória em convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ainda não há previsão de novas turmas.

Festival

O festival será realizado até o dia 11 de julho, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e o Sebrae, que dará orientações para que os interessados entendam como gerir e divulgar negócios próprios. O evento está sendo realizado no Expo Criativo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3235-2237.
Além das oficinas e cursos, estão sendo oferecidas palestras desta terça (1º) até a próxima segunda (7). Alguns temas abordados são: "Internet na Medida"; "Planejando a Abertura do seu Negócio"; "A Empresa e os Novos Tempos"; "Orientação para Acesso ao Crédito" e "Microempreendedor Individual: Passo a Passo para Formalização". Na parte da tarde, um consultor do Sebrae ES estará disponível para realizar atendimentos sobre formalização.
Nos dias 10 e 11 de julho, os participantes apresentarão os resultados dos trabalhos em uma mostra aberta ao público, no próprio espaço. Veja a programação.
Matéria relacionada
André Sobral
Fábrica de Ideias
Área de inscrição ficou lotada de interessados em fazer inscrições nas oficinas Ampliar
André Sobral
Fábrica de Ideias
Oficina de Fotografia é uma das oportunidades que estão sendo oferecidas no Festival do Empreendedor
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Janete Carvalho (jocarvalho@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5573

Nenhum comentário:

Postar um comentário