quarta-feira, 2 de julho de 2014

FEIRA AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA DO ESPÍRITO SANTO.

Começa nesta sexta (4/07), a  10ª FEAFES, a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo. A Feira acontece nos dias 4,5 e 6 de julho no estacionamento da Praça do Papa, em Vitória. Durante a abertura oficial na sexta (4), às 19h30, será exibido um vídeo institucional em homenagem aos 10 anos da FEAFES, bem como os lançamentos do Portal do Campo; do selo comemorativo 2014 e Ano Internacional da Agricultura Familiar e Plano Safra 2014/2015. 
A programação dos três dias da 10ª FEAFES também vai envolver shows regionais, atrações culturais, além de palestras e oficinas para os expositores nos auditórios anexos.
Este ano a Feira terá um motivo todo especial, pois além de comemorar os 10 anos da Feira, vai abordar o Ano Internacional da Agricultura Familiar Campesina e Indígena (AIAF/CI). A Feira há 10 anos é realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (FETAES) e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs). 
O principal objetivo da Feira é promover o grande encontro campo e cidade, mostrando a importância vital do campo para a segurança e soberania alimentar das cidades. 
Para o presidente da FETAES, Julio Cesar Mendel há 10 anos vem resgatando a autoestima dos agricultores transformando-os em protagonistas de uma sociedade justa e consciente do seu papel econômico em nosso Estado. Também são objetivos da FEAFES estimular a comercialização solidária, direto do produtor para o consumidor; incentivar a agricultura orgânica e agro-ecológica e resgatar as tradições culturais. 
A feira é um evento consolidado no Estado e já faz parte calendário anual, não só da FETAES, mas também do Espírito Santo. 
As parcerias, patrocínios e apoios também fazem parte desse sucesso e o mais importante, você consumidor urbano, que compreende o intuito do evento, prestigia e adquire produtos diretos do produtor para a sua mesa.
No ano passado cerca de 50 mil pessoas visitaram os stands montados na Praça do Papa. Foram  montadas 123 barracas, onde 300 expositores de associações e cooperativas de aproximadamente 40 municípios do Estado. 
Produtos 
Nos 120 stands são expostos produtos exóticos que poucos são vistos no Estado, como cupuaçu e uma imensa variedade de flores e plantas, dentre elas catléias, labiatas e orquídeas. Além de frutas, verduras, hortaliças e alimentos orgânicos diretos da roça para a sua mesa. Quem passar por lá vai poder conferir a delicadeza e o acabamento dos artesanatos produzidos com as mais diferentes matérias-primas como fibras de bananeira, conchas e retalhos. Também são expostos e comercializados deliciosos biscoitos, pães, doces, vinhos, licores e muito mais.
Quando tudo começou...
A iniciativa de se criar este grande encontro entre o Campo e a Cidade nasceu durante diálogos e reuniões entre a diretoria e assessoria. Foi ai que surgiu a necessidade de se criar um espaço para o agricultor expor e comercializar os seus produtos. A ideia era transformar a FEAFES numa espécie de vitrine, onde se apresentava os produtos da agricultura familiar, criando uma identidade entre o produto e o local em que ele é produzido.
Em 2005, a FETAES e os STTRs resolveram realizar a 1ª Edição da FEAFES. No início ela começou tímida ainda sem muitos recursos e estrutura. A primeira edição da FEAFES aconteceu no Pavilhão de Carapina, na Serra. Já a segunda e terceira edições da FEAFES foram realizadas no Clube Álvares Cabral, em Vitória. Somente a partir da 4ª edição que a FEAFES passou a acontecer na Praça do Papa, em Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário