quinta-feira, 10 de julho de 2014

COLATINA REDUZ NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR DIABETES

imagem internet

10/07/2014 -
O número de casos de pessoas com diabetes no Brasil é crescente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), hoje cerca de 12 milhões de pessoas diagnosticaram a doença. O percentual de pessoas com diabetes cresce desde 2006, passando de 5,5% para 6,9% no ano passado. A doença é mais comum entre as mulheres, sendo 21,5% dos casos registrados em homens e 26,3% em mulheres.
Em Colatina, as equipes de Estratégia de Saúde da Família trabalham para contribuir com a prevenção e o tratamento adequado do diabetes, disseminando conhecimento, através da atuação dos agentes comunitários de saúde, na detecção precoce do diabetes mellitus tipo 2 também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto. Esse tipo da doença corresponde a 90% dos casos. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, embora cada vez apresente novos casos em jovens, por conta de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress. Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de hiperglicemia.
Com o acompanhamento desses diabéticos, pertencentes aos territórios referidos de cada comunidade, o município conseguiu reduzir em média 25% das internações por causa do diabetes. De acordo com a Coordenadora Municipal de Saúde da Família, Dirce Maria Pereira Viana, as equipes trabalham com profissionais que fazem a prevenção e a detecção precoce da doença, através de palestras e orientações, verificação da glicemia em pacientes portadores da doença e consultas médicas com o médico de saúde da família, sempre que necessário.
Aos pacientes insulinodependentes, que precisam de injeções de insulina diariamente, a unidade de saúde fornece o aparelho de HGT (Glicosímetro) via Farmácia Municipal, as Tiras e Lancetas para o auto – exame, de forma que o paciente que tem esse agravante na doença tem como acompanhar a medida de sua glicose em casa. “Existe uma parceria entre rede própria de farmácias populares com farmácias e drogarias da rede privada, para a dispensação dos medicamentos usados para tratamento da diabetes. Também é feito um trabalho de prevenção e conscientização nas escolas, através do Programa Saúde na Escola- PSE, que tem o objetivo de prevenir e promover a saúde dos estudantes, por meio de avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, são as equipes indo até as escolas para promover saúde”, finalizou Dirce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário