segunda-feira, 7 de julho de 2014

Campo Futuro auxilia produtores de mamão


Projeto presta consultoria para projeções de preço e custo em Pinheiro e Linhares

Com a inclusão do mamão nas culturas atendidas pelo projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), os municípios de Linhares e Pinheiros receberam ações para o desenvolvimento do projeto, que tem por objetivo acompanhar a evolução dos custos de produção nas principais regiões produtoras da agropecuária nacional e capacitar o produtor em relação à administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural.

O Campo Futuro é realizado desde 2008 em diferentes regiões do país e com diferentes culturas. Na área da fruticultura, esse projeto conta, na área da fruticultura com a parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além das Federações e Sindicatos Rurais, que são fundamentais na implantação do programa.

Etapas
De acordo com o assessor técnico de fruticultura da Confederação da CNA, José Eduardo Brandão Costa, a primeira ação do programa é o levantamento dados com produtores locais e profissionais do setor. “Com essas informações identificamos os coeficientes técnicos e econômicos. A partir dessas informações, as Instituições parceiras acompanham mensalmente o comportamento dos preços dos insumos e dos produtos em questão, gerando informativos intitulados “Ativos do Campo”, que auxiliam os produtores na tomada de decisão”, explica.

Estas informações irão gerar um banco de dados com levantamentos de custos de produção, em 215 municípios distribuídos em 21 Estados, gerando conhecimento para produtores e técnicos do setor. A CNA pretende realizar seminários regionais e compilar os resultados das pesquisas em uma única publicação. Após a divulgação desses dados, todos os produtores do setor de fruticultura do Estado serão de alguma forma, beneficiados.
As atividades agropecuárias pesquisadas são: algodão, arroz, cacau, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, maçã, banana, uva, manga, mamão, milho, pecuária de corte, pecuária de leite, eucalipto, seringueira, soja e trigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário