terça-feira, 17 de junho de 2014

Serviço ajuda na reinserção familiar de moradores de rua em Cachoeiro

De janeiro a maio, 47 pessoas foram atendidas na Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá


Quase 90% dos usuários do serviço de acolhimento à pessoa em situação de rua de Cachoeiro de Itapemirim conseguiram voltar ao convívio familiar e, também, ao mercado de trabalho neste ano. Eles foram atendidos na Casa de Passagem “Madre Tereza de Calcutá”, mantida pela parceria entre a prefeitura e a Cáritas Diocesana.
De janeiro a maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social encaminhou à unidade, situada no bairro Independência, 47 pessoas que utilizavam espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência. No local, eles receberam o amparo de profissionais voluntários de várias áreas, orientações e apoio para a reinserção familiar e comunitária.

“A identificação das pessoas que precisam ser conduzidas à Casa de Passagem é feita em uma abordagem social, pela equipe técnica do serviço, composta por assistentes sociais, advogados, psicólogos e pedagogos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)”, explica a coordenadora do serviço de acolhimento, Lílian Ribeiro.

A maioria dos cidadãos atendidos sofre com problemas relacionados ao vício de entorpecentes. “Em casos assim, nós os encaminhamos ao Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) de Cachoeiro. Lá, durante o dia, eles recebem tratamento de reabilitação. Já à noite, regressam à casa para dormir”, esclarece a coordenadora.
Ela ressalta, ainda, que o serviço de acolhimento sempre tem vagas disponíveis. “Todos podem ajudar os moradores em situação de rua a receberem o atendimento que oferecemos. Basta entrar em contato pelo telefone 3155-5235, de segunda a sexta, das 7h às 16h, para que a nossa equipe faça a abordagem social”, informa. A casa fica na avenida Monte Castelo, 20.


Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário