sexta-feira, 20 de junho de 2014

Projeto vencedor do Concurso Orla Noroeste propõe cidade voltada para o mar

Projeto Orla Viva
Perspectiva do deck ao longo da orla
A harmonia entre homem x natureza e o meio ambiente natural x meio ambiente construído é o objetivo do Projeto Orla Viva, vencedor do Concurso Orla Noroeste. O trabalho da equipe composta por quatro arquitetos do Brasil, Espanha, Chile e Bélgica foi selecionado por fazer uma leitura eficiente do território.
Orla Viva prevê o equilíbrio através de intervenções urbanísticas adequadas à região, que vai do Cais do Hidroavião até Maria Ortiz. Os arquitetos concluíram que o crescimento urbano afastou a ilha de Vitória do elemento central de sua formação, a água, e de todo o ecossistema do entorno, o mangue, que possui características transitórias que reforçam a passagem entre água e terra, a natureza e o urbano.
O projeto se propõe a ser um novo conector. “O elemento, portanto, por herança, para exercer o papel de conexão e articulação entre os espaços públicos e a contemplação do horizonte/contato com a água, é a orla. Para isso, é fundamental a implantação de atividades que confiram urbanidade e diversificação de usos e escalas – metropolitana, municipal e local”, afirma a equipe, no resumo da proposta enviada ao júri do concurso.
Para a equipe, o projeto é um marco flexível, capaz de absorver as mudanças demográficas, econômicas, articulando-as com as questões ambientais. Ele prevê soluções sustentáveis para a implantação dos 15 km de calçadão que vão interligar 20 bairros da cidade, beneficiando diretamente 72 mil moradores.
A equipe de arquitetos receberá um prêmio de R$ 125 mil pela proposta e assinará um contrato de R$ 2,3 milhões com a Prefeitura de Vitória para desenvolver o projeto executivo.

Confira o perfil dos arquitetos vencedores

Patricia Garcia Padilha (responsável): arquiteta urbanista de Manaus, mestre em Urbanismo Europeu pela Universidade Politécnica de Catalunya, Barcelona, Espanha. Foi responsável e colaboradora nos projetos de reforma da Estação de Metrô de Barcelona; do projeto urbano para a revitalização do Centro Histórico e recuperação da frente fluvial da cidade de Manaus; e do projeto arquitetônico de execução da Estação Linha 9 do Aeroporto del Prat de Llobregat, em Barcelona. Venceu os concursos Renova SP, Morar Carioca, Extensions in Question, Moundon (Suíça) e Building with Nature Kemi em Suomi (Finlândia).
Sarah Swolfs: engenheira civil-arquiteta belga. É mestre em urbanismo pela Universidade Politécnica de Catalunya em Barcelona, Espanha. Foi responsável pelo Plano Diretor e revitalização do Centro da cidade de Dunkerque, na França, e do bairro periférico Châtelet, em Rouen, no mesmo país. Além disso, colaborou com o projeto urbano do Porto de Scheveningen e do Projeto Urbano Parooldriehoek, em Amsterdam, ambos na Holanda. Venceu os concursos Renova SP, Morar Carioca, Extensions in question, Moundon (Suíça) e Builindin with nature Kemi em Suomi (Finlândia).
Paula Bruna Jofre: arquiteta urbanista chilena. Mestre em Arquitetura da Paisagem pela Universidade Politécnica de Catalunya, em Barcelona, Espanha. É especialista em desenho de espaços externos pela Escola de Desenho Superior de Barcelona. Foi responsável pelos projetos de urbanização do Jardim Botânico Girona, na Espanha; de Montecarlo, em Ibiza, também Espanha, e pelo Hipódromo de Maia, em Merano, Itália. Além disso, foi responsável pelo projeto Resort Sherman e do Hotel San Lorenzo, em
Colón, Panamá. É vencedora dos concursos Masterplan Municipal de Girona-Espanha e do Centro Cívico de L’Anatla de Mar.
Jordi Marcè Puigvert: arquiteto e urbanista espanhol. Especialista em urbanismo na Universidade Politécnica de Milão, Itália. Foi responsável pelos projetos do Jardim Botânico de Girona, na Espanha, do Cassino e as moradias urbanísticas em Andorra e a reforma do passeio marítimo Sant Feliu também em Girona. Também foi responsável pela remodelação das áreas verdes da rua Thous e pelo parque de Els Munts, em Barcelona, Espanha. Venceu os concursos Masterpan Lumine, Line in emotion, Espanha, Marterplan Municipal de Girona e o passeio da Enseada Amethher, em Sant Feliu de Guixols, Espanha.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Danielly Campos (dscampos@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1069 / 98818-4497

Nenhum comentário:

Postar um comentário