sábado, 14 de junho de 2014

Noite histórica em Santa Maria de Jetibá


Notícias(13/06/14)  


Deputado Atayde Armani, pela primeira vez, realiza entrega da Comenda Hermann Berger a personalidades que defendem a cultura pomerana



Comunicação Santa Maria de Jetibá 
www.pmsmj.es.gov.br

Numa noite repleta de emoções e homenagens, o deputado estadual Atayde Armani (DEM), entregou nesta quarta-feira (11), a dez personalidades descendentes de pomeranos, ou que preservam os costumes, língua e tradição desta cultura pelo Espírito Santo, a Comenda Hermann Berger. A solenidade foi realizada no auditório da faculdade Farese, em Santa Maria de Jetibá, e contou com a presença de autoridades, servidores públicos, parentes e amigos dos agraciados, além da terceira, quarta e quinta gerações da família do Professor Hermann Berger.
Proponente da solenidade, Atayde Armani falou sobre a honra e a emoção de entregar a Comenda. “Estou emocionado. Estamos vivendo um momento histórico na história de Santa Maria, na história da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e na história desse povo pomerano. Esta é a primeira sessão para entregas de comendas. Os agraciados são escolhidos por seu trabalho em prol da história do povo pomerano. São pessoas voltadas a cultura e história do povo pomerano”, disse.
Representando a Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá, o vereador Luiz Orlando de Oliveira destacou a luta dos pomeranos. “O pomerano é diferente dos demais devido a sua luta, a sua persistência e o seu trabalho. Eu não sou pomerano, mas eu gosto dessa terra, da relação que tenho com todos os pomeranos”, frisou.
Falando em nome de todos os homenageados, o diretor da Farese, Arildo Castelube, ressaltou a criação da Comenda Hermann Berger. “Gostaria de agradecer ao deputado Atayde Armani, que criou esta comenda, uma forma de homenagear o povo pomerano, os descendentes germânicos. Nós queremos conhecer a nossa história. Ela aumenta a nossa autoestima e por isso a importância dessa iniciativa. Precisamos e queremos conhecer a história dos nossos antepassados”, citou.
Atayde Armani é um dos maiores defensores da cultura pomerana no Estado. Além da Comenda Mérito Legislativo "Professor Hermann Berger", o parlamentar é autor dos projetos de leis que instituem o Dia do Imigrante Pomerano, Dia do Alemão, e o Dia da Concertina e Tocador de Concertina (que aguarda sanção do governador).
História
Minutos antes do início da solenidade de entrega da Comenda, alunos da Escola Estadual “Hermann Berger” preparam um vídeo sobre a trajetória do professor. Em poucos minutos, o público presente viajou na história de Hermann e de Santa Maria de Jetibá. Já o tocador de concertina, Ponatinho, fez uma bela apresentação, recordando as festas e casamentos e festivais de concertina animados pelo instrumento.
E antes da entrega da Comenda aos agraciados, o deputado Atayde Armani em homenagem a Família Berger, entregou a primeira comenda a primeira dama de Santa Maria de Jetibá, dona Selene Berger Sturh.
Hermann Berger
A Família Berger saiu de Solingen, Rheinland-Pfalz, Renância na Alemanha, no ano de 1860. Hermann Berger, com apenas 25 anos de idade, e sua esposa Juliane Amalie Bracken, desembarcaram no porto de Vitória no dia 11 de dezembro de 1872 do navio Diligente, se dirigindo depois pelo Rio Santa Maria da Vitória, até a localidade, que hoje é o município de Santa Maria de Jetibá. Lá ele lecionou na língua alemã e posteriormente construiu uma escola.
O professor Hermann Berger, também era dono e dirigia uma fábrica de cerveja na região. Ele veio a falecer em 19 de junho de 1913, naquela região, aos 78 anos de idade. O corpo de Hermann Berger está enterrado no cemitério Holz, em Belém, comunidade de Santa Maria de Jetibá.
 A comenda
A Comenda Mérito Legislativo "Professor Hermann Berger" foi instituída na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), através da resolução nº 3.168, no dia 10 de março de 2012, por meio do deputado estadual Atayde Armani, com intuito de homenagear pomeranos, descendentes de pomeranos e pessoas que se destacam no Espírito Santo, pelo seu trabalho em favor da manutenção, preservação e difusão da cultura Pomerana e é concedida a 10 personalidades anualmente.
Homenageados
Arildo Castelluber, Hilda Braun, Ismael Tressmann, Joern Duus, Jorge Kuster Jacob, Lilia Jonat Stein, Martim Boldt, Paulo de Barros, Vanilda Haese Dettemann, Vanildo Kruger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário