terça-feira, 17 de junho de 2014

Munícipes de Vitória concluem oficina de alfaiataria e entram no mercado de trabalho


Elizabeth Nader
Comemoração do curso de alfaiataria na Unidade de inclusão produtiva
Munícipes receberam os certificados de conclusão da oficina de alfaiataria Ampliar
Elizabeth Nader
Dona Eva Marinho recebe certificado do curso de alfaiataria na Unidade de inclusão produtiva
Eva Marinho disse que irá investir na profissão após fazer o curso: "Comprei minha máquina de costura" Ampliar
A manhã desta terça-feira (17) ficará marcada na memória de cinco munícipes que receberam o certificado de conclusão da oficina de alfaiataria realizada pela Prefeitura de Vitória e pela Sociedade Brasileira de Cultura Popular (SBCP)/Creche Menino Jesus.
A entrega aconteceu na Unidade de Inclusão Produtiva de São Pedro. Eva Marinho, de 42 anos, disse que irá investir na profissão após fazer o curso. "Fiz o curso com muita dor na perna e tive que me dedicar bastante. Mas comprei a minha máquina de costura e estou me especializando em bordados. Vou começar esta semana a distribuir os meus contatos para divulgar meu trabalho na comunidade".
O projeto atendeu moradores dos bairros Jaburu e Floresta, numa iniciativa entre a Coordenação Social da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica (Seges), Cras de Consolação e Unidade de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e a SBCP.
A ação visou à capacitação profissional, à formação de grupos produtivos e à geração de trabalho e renda para os participantes, além de encaminhar as munícipes para o mercado de trabalho

Emoção

Larissa Loran, 48, ficou emocionada ao concluir a oficina. ''É muito bom termos o nosso diploma. Só é ninguém quem não quer. Estou muito feliz com esta nova etapa da minha vida. Com dedicação, dá para vender bem as mercadorias que estamos produzindo".
A coordenadora social da Seges, Priscilla Yumi Junqueira Gondo Falcon, avalia a iniciativa como positiva. ''Este trabalho vem de uma caminhada da equipe social. A primeira turma de alfaiataria foi em São Benedito, a segunda, em Jaburu e Floresta. Foi muito importante ter o esforço, o compromisso e o comprometimento de toda equipe e das participantes. Agora, o próximo passo será a comercialização dos produtos. Isso é muito gratificante".

Aulas

As alunas tiveram aulas teóricas e práticas sobre como confeccionar diferentes peças de vestuário. As atividades foram ministradas pelo professor voluntário da Creche Menino Jesus, Alvim Patrocínio, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Consolação.
Durante a oficina, aconteceram duas visitas monitoradas: uma na Unidade de Inclusão Produtiva (UIP), em São Pedro, e outra no Polo de Confecção da Glória, em Vila Velha. Nos locai, elas conheceram várias modalidades de tecidos, bem como artigos e acessórios que venham agregar à produção do vestuário.
Novas turmas devem ser abertas para a oficina. Para mais informações, os moradores dos bairros Jaburu e Floresta devem ligar para o Escritório Local da Poligonal 1, no telefone 3382-6828, ou se dirigir à sede da Gerência Regional 5, na avenida Rio Branco, 80, Santa Lúcia.
Elizabeth Nader
Comemoração do curso de alfaiataria na Unidade de inclusão produtiva
Munícipes participaram de um café da manhã e receberam orientações sobre mercado de trabalho Ampliar
Elizabeth Nader
Larissa Lorran recebe certificado do curso de alfaiataria na Unidade de inclusão produtiva
Larissa Loran já avisou que irá comercializar as mercadorias que produziu ao longo da oficina Ampliar
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6023

Nenhum comentário:

Postar um comentário