quinta-feira, 5 de junho de 2014

Lançamento da 25ª Feira do Verde e projetos de lei marcam Dia do Meio Ambiente- Vitória


Arquivo Secom PMV
Estande da Prefeitura de Vitória na 24ª Feira do Verde
Feira do Verde 2014 vai acontecer entre os dias 11 e 16 de novembro, na Praça do Papa
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado nesta sexta-feira (6) um evento de apresentação oficial da Feira do Verde 2014, com o lançamento da logomarca de 25 anos do evento e a assinatura de quatro atos oficiais, às 8h30, no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória.
A 25ª Feira do Verde será realizada entre os dias 11 e 16 de novembro, na Praça do Papa, na Enseada do Suá. Entre os atos que serão assinados pelo prefeito Luciano Rezende, um institui a Política Municipal de Arborização Urbana e Áreas Verdes, que será encaminhado para a Câmara de Vereadores.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, ressalta a importância do projeto, pois o Código Municipal de Meio Ambiente de Vitória - lei 4438/97 - previa uma lei específica para disciplinar o uso e a gestão das áreas verdes de uso público do município, o que não havia ocorrido até os dias atuais.
A nova legislação define as normas, os critérios e as diretrizes do uso e manejo das áreas verdes, sendo importante para o gerenciamento da arborização nas vias públicas. "A lei garantirá uma ação mais eficiente e eficaz da fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), além de promover maior integração entre as secretarias, com a concentração num só instrumento legal, até então disperso no atual Código de Posturas", disse Cleber.
André Luiz Silva Sobral
Plantio de Árvores na Praça
Política Municipal de Educação Ambiental vai conscientizar ainda mais as crianças da rede municipal de ensino sobre a preservação da natureza

Educação ambiental

Outro projeto que será encaminhado para a Câmara é a instituição da Política Municipal de Educação Ambiental, que já estava estabelecida no Código de Meio Ambiente, mas não havia uma lei específica que destaca Vitória como a primeira cidade capixaba a ter esse sistema, além de ser uma das poucas no país.
Com esta lei, será criado o Sistema Municipal de Educação Ambiental, integrando as secretarias de Meio Ambiente (Semmam) e Educação (Seme) com seus respectivos conselhos, as instituições de ensino, a Câmara de Vereadores e as entidades da sociedade civil.
A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Andressa Fernandes, lembra que essa política é resultado de debates e contribuições de vários profissionais e, desde a Feira do Verde de 2013, vem recebendo contribuições por fóruns e e-mails. "Estamos construindo juntos", falou.

Cooperação

Acerca desta lei, será assinado um termo de cooperação técnica entre Vitória e o Ministério Público Estadual que vai estabeler prazos para implantação da nova legislação e criar uma comissão de acompanhamento e aplicação da mesma.

Compensação ambiental

O último ato é a criação de uma comissão permanente de licitação da Semmam, que auxiliará na aplicação correta de valores relativos à compensação ambiental, que, segundo o art. 36 da lei federal nº 9.985/2000, determina que empreendimentos que tenham impacto ambiental terão que ser compensados pelo seu empreendedor em forma de apoio, implantação ou manutenção de unidades de conservação.
"Essa comissão é muito importante, pois será formada por técnicos da Semmam, que conhecem bem as unidades de conservação, como o Parque da Fonte Grande e Ilha do Lameirão, e orientarão durante o processo licitatório", informou Cleber.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6571 / 98889-6184

Nenhum comentário:

Postar um comentário