sexta-feira, 13 de junho de 2014

Dia do Turista: Viana anuncia criação de cinco circuitos turísticos


Texto: Júlio Palassi / Foto: Siumara Gonçalves
13/06/2014 - 14:30 h

A melhor notícia para se dar aos turistas neste 13 de junho, dia dedicado a essa turma que vive em busca de novos lugares para conhecer, é que em breve eles terão mais cinco opções para incluir no roteiro. A Prefeitura de Viana está criando cinco circuitos para desenvolver a atividade turística no município também, organizando um catálogo dos principais pontos para divulgar as belezas e os sabores da região. 
Com um município cercado por belas paisagens naturais e arquitetônicas, o objetivo da prefeitura é potencializar esses recursos, como as três igrejas centenárias, os espaços culturais, além do artesanato local e dos produtos da agroindústria, entre outros. Tudo para viabilizar a geração de renda das famílias e dos comerciantes que vivem nas localidades por onde os turistas vão circular, proporcionando desenvolvimento para as regiões.
Um dos circuitos será o religioso, que incluirá visitas às igrejas Nossa Senhora da Conceição, no centro de Viana; Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba; e as ruínas da igreja Nossa Senhora de Belém , em Jucu. “Este será o principal atrativo desse roteiro, mas no caminho o turista encontrará outras opções para conhecer e produtos para adquirir, como comidas, bebidas e o artesanato, por exemplo”, comentou o diretor de Turismo de Viana, Rodrigo Poltronieri.  
Para quem gosta de comer e beber em ambientes agradáveis, a opção é o circuito gastronômico. Inicialmente a prefeitura vai indicar quatro opções de restaurantes (Vista da Mata (Ribeira), Recanto dos Lagos (Universal), Restaurante do Dalton (Primavera) e Pousada Olhos D´Água (Biriricas)), além de uma cervejaria artesanal, em Pedra da Mulata, e uma lanchonete no centro de Viana. “À medida que outros locais forem se estruturando e oferecendo infraestrutura adequada para receber os turistas, serão incluídos no circuito”, contou Rodrigo.
Aventura, cultura, agroindústria e lazer
Os outros circuitos turísticos que serão implantados pela Prefeitura de Viana vão abordar os seguintes temas: aventura, cultura e agroindústria e lazer. Os locais que vão compor os circuitos estão sendo visitados e técnicos fazem avaliação da infraestrutura para incluí-los no roteiro. Para o de aventura estão previstos o Complexo de Escalada, em Formate, Trilhas de Ciclismo e Motocross – em Jucu, Formate, Universal e Sede; Descida do Rio Jucu –em Jucu, Cachoeira da Fumaça – Baía Nova, Rota Imperial e Caminho do Imigrante).
Já o circuito cultural incluirá visitas aos seguintes pontos: Locomotiva, Casa da Cultura, Galeria de Arte Casarão, Estação Ferroviária, Teatro Municipal "Luiz Rodrigues de Siqueira", todos no centro de Viana; Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba - CEAJ, Costurart – Araçatiba, Artemão – Viana, Trem das Montanhas). Para o circuito agroindústria e lazer, a proposta é incluir sítios, pesgue pague, cachoeiras, fazendas e outros locais que ofereçam entretenimento e venda de produtos como pães, bolos, biscoitos, geleias, mel, flores, licores, etc.
Capacitação
A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade, também vai oferecer capacitação aos moradores que queiram investir em restaurantes, lojas e pousadas nas localidades que integram os circuitos turísticos, reforçando desta forma a estrutura para receber os visitantes. “O morador precisa de qualificação, conhecimento e informação para investir nesse arranjo produtivo de geração de renda. E já estamos firmando parcerias com o Sebrae, Aderes e Instituto Sindimicros para integrar esse projeto”, destacou o secretário de Desenvolvimento da Cidade de Viana, Henrique Casamata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário