segunda-feira, 23 de junho de 2014

Curso de cacau reúne produtores em Guarapari


23/06/2014 - 07h53min

Incaper

Produtores de três municípios se reuniram na última terça-feira (17) em Guarapari para aprenderem mais sobre o manejo da vassoura-de-bruxa nas lavouras de cacau. O curso do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), reuniu mais de 50 pessoas de Guarapari, Viana e Anchieta.

A vassoura-de-bruxa é causada por um fungo. É uma das doenças de maior impacto econômico da atividade e provoca o desenvolvimento anormal, seguido de morte das partes infectadas. De acordo com o chefe do escritório do Incaper em Guarapari, José Antônio Pereira do Nascimento, o importante é ficar atento às lavouras.

“A doença pode atingir a lavoura e o produtor nem perceber de imediato, por isso é importante a capacitação. A vassoura-de-bruxa pode causar um grande prejuízo nas propriedades e também econômicos. Buscamos deixar nossos produtores cada vez mais informados para que saibam realizar as ações necessárias”, afirma.

Já o diretor-presidente do Incaper, Maxwel Assis de Souza, esteve no município e ressaltou a importância do fortalecimento da atividade. “O Incaper está de portas abertas para os produtores e trabalhamos para dar cada vez mais qualidade de vida, buscando formas de minimizar as dificuldades. É importante que tenham a informação para que saibam trabalhar em prol de melhorias”.

Já o coordenador do Polo de Cacau, Lucas Calazans Santos, destacou que uma das alternativas é plantar mudas resistentes. “O Incaper irá beneficiar produtores de 12 municípios com mudas tolerantes à vassoura-de-bruxa, além de terem uma maior produtividade”, disse.

Para a produtora Maria Aparecida Bertolini Machado, o aprendizado será colocado em prática. “É muito importante estarmos antenados sobre como cuidar melhor das nossas lavouras. São delas que tiramos nossos sustentos e, por isso, que paro tudo que tenho para aprender mais”, afirmou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Carla Einsfeld
Tel.: 3636-9866/99964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário